Potências Imagéticas: Experimentações Clínicas e Dançantes

Autores

  • Vilene Moehlecke Doutoranda do PGIE/UFRGS. Professora do Curso de Psicologia da UNISINOS.
  • Tania Mara Galli Fonseca Docente pesquisadora do CNPQ nos programas de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional e Informática Educativa/UFRGS.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.22226

Palavras-chave:

Potência Imagética. Ballet Contágio. Imagem-Tempo. Devir. Clínica.

Resumo

O artigo discute a imagem dançada como um dispositivo para novos contornos no corpo em sofrimento. Desse modo, cartografamos o Ballet Contágio, um grupo de dança contemportânea composto por usuários de um CAPS. Propomos uma clínica que aposta na produção da diferença para um coletivo que deseja ser atravessado pelas forças da experiência estética. Acompanhamos as transformações dos usuários do CAPS, que se tornam bailarinos e produzem novas potências imagéticas por meio de suas experimentações. Por meio da discussão de Gilles Deleuze, diferenciamos a imagem-movimento e a imagem-tempo, a fim de pensar em suas coexistências e maquinações. Ainda, questionamos como a dança contemporânea e a imagem fotografada podem servir como disparadores de ampliação da imagem-clichê para um contra-contorno de si, ou seja, em direção às virtualidades da imagem, que se transforma em uma nova estética. Desse modo, problematizamos tais questões no Ballet Contágio e seus efeitos na subjetivação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vilene Moehlecke, Doutoranda do PGIE/UFRGS. Professora do Curso de Psicologia da UNISINOS.

Psicóloga, Doutoranda do PGIE/UFRGS. Mestrado em Psicologia Social e Institucional pelo PPGPSI/UFRGS. Bolsa Sanduíche da Alban, em Lisboa, Portugal. Professora do Curso de Psicologia da UNISINOS. psicóloga do CAPS Capilé/SL. Integrante do Grupo de Estudos Corpo, Arte e Clínica, da prof. Dra. Tania Mara Galli Fonseca, UFRGS.

Tania Mara Galli Fonseca, Docente pesquisadora do CNPQ nos programas de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional e Informática Educativa/UFRGS.

Docente pesquisadora do CNPQ nos programas de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional e Informática Educativa/UFRGS. Professora Titular do Instituto de Psicologia da UFRGS. Professora coordenadora do Grupo de Pesquisa Corpo, Arte e Clínica, Modos de Trabalhar, Modos de Subjetivar/UFRGS.

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

MOEHLECKE, V.; FONSECA, T. M. G. Potências Imagéticas: Experimentações Clínicas e Dançantes. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 17, n. 1, 2014. DOI: 10.22456/1982-1654.22226. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/22226. Acesso em: 18 abr. 2024.