Vantagens, dificuldades e reflexos dos dispositivos móveis na educação

Autores

  • Felipe Gustavo Vieira de Almeida Instituto Federal do Pará
  • Wellington Blender Palheta Silva Instituto Federal do Pará
  • Caren Vanessa Pinheiro de Castro Instituto Federal do Pará
  • Reinaldo Eduardo da Silva Sales Instituto Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.102616

Palavras-chave:

Aprendizagem, Tecnologias móveis, Gamificação

Resumo

Mesmo com o grande potencial de comunicação que os dispositivos móveis possuem, na educação eles ainda têm sido pouco usados pelos professores. Por isso, investigou-se as vantagens, dificuldades e reflexos destes dispositivos na educação. Participaram da pesquisa 22 alunos do curso de técnico em informática do Instituto Federal do Pará. Utilizou-se a abordagem quanti-qualitativa, de caráter exploratório com a aplicação de questionários em uma atividade em sala de aula, com o uso dos celulares em um jogo construído a partir das métricas da gamificação e conteúdo de uma das disciplinas do curso. O emprego das tecnologias móveis foi apontado como vantajoso para 90% dos alunos, e a gamificação deixou a aula mais interessante para 95% da turma. Os dispositivos móveis aliados a gamificação influenciaram positivamente no aprendizado trazendo benefícios para as atividades acadêmicas, como maior interesse, autonomia e criatividade dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Gustavo Vieira de Almeida, Instituto Federal do Pará

Acadêmico do Curso de Licenciatura Plena em Informática do IFPA, Campus Castanhal.

Wellington Blender Palheta Silva, Instituto Federal do Pará

Acadêmico do Curso de Licenciatura Plena em Informática do IFPA, Campus Castanhal.

Caren Vanessa Pinheiro de Castro, Instituto Federal do Pará

Mestranda em Desenvolvimento Rural em Empreendimento Agroalimentares. Especialista em Engenharia em Processamento de Softwares. Graduada em Tecnologia de Processamento de Dados. Profa do IFPA, Campus Castanhal.

Reinaldo Eduardo da Silva Sales, Instituto Federal do Pará

Sociólogo. Mestre em Educação. Prof do Instituto Federal do Pará.

Downloads

Publicado

2020-11-22

Como Citar

ALMEIDA, F. G. V. de; SILVA, W. B. P.; CASTRO, C. V. P. de; SALES, R. E. da S. Vantagens, dificuldades e reflexos dos dispositivos móveis na educação. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 23, n. 2 Mai/Ago, 2020. DOI: 10.22456/1982-1654.102616. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/102616. Acesso em: 29 mar. 2024.