Ensino de Lean Manufacturing usando Simulação Computacional e Aprendizagem Baseada em Problemas

Autores

  • Heráclito Lopes Jaguaribe Pontes Departamento de Engenharia de Produção - Universidade Federal do Ceará – UFC
  • Lucas De Almeida Braga Departamento de Engenharia de Produção - Universidade Federal do Ceará – UFC
  • Marcos Charles Pinheiro Baltazar Instituto Federal de Alagoas – IFAL
  • Marcos Ronaldo Albertin Departamento de Engenharia de Produção - Universidade Federal do Ceará – UFC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.102469

Palavras-chave:

Ensino. Simulação. Flexsim. Aprendizagem Baseada em Problema. Lean Manufacturing.

Resumo

Nos tempos atuais, de uso intensivo da informação e conhecimento, é preponderante a formação de profissionais qualificados para atuar na engenharia. As metodologias ativas apoiam a qualificação e o aprendizado no ensino das engenharias. Desta forma, esse estudo descreve o desenvolvimento e aplicação, em laboratório, de um jogo multiplayer focado no apoio ao ensino de Lean Manufacturing para alunos do curso de Engenharia de Produção. Foram utilizados a Simulação Computacional e a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Através de aplicações, foi possível qualificar o impacto do jogo e suas qualidades, por meio de questionários respondidos por alunos. Esta avaliação concluiu que os participantes concordaram que o jogo contribuiu para um melhor entendimento da gestão Lean. Os alunos afirmaram que tiveram a oportunidade de elaborar estratégias enquanto jogavam, validando a solução proposta neste estudo.

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Biografia do Autor

Heráclito Lopes Jaguaribe Pontes, Departamento de Engenharia de Produção - Universidade Federal do Ceará – UFC

Doutor em Engenharia em Engenharia Mecânica (área de concentração Manufatura) pela Universidade de São Paulo - USP (2012). Mestre em Engenharia Mecânica (área de concentração Manufatura) pela Universidade de São Paulo - USP (2006). Especialista em Gestão da Produção pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR (2006). Graduado em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2004). Atualmente é Professor Adjunto IV do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Ceará (UFC), Professor do Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (UFC), Coordenador do Laboratório Observatório Tecnológico (OT) e Tutor do Programa de Educação Tutorial (PET). Trabalha em projetos nas áreas de Logística, Gestão da Produção e Tecnologia da Informação usando técnicas de Pesquisa Operacional e Inteligência Artificial.

Lucas De Almeida Braga, Departamento de Engenharia de Produção - Universidade Federal do Ceará – UFC

Graduado em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Federal do Ceará - UFC

Marcos Charles Pinheiro Baltazar, Instituto Federal de Alagoas – IFAL

Professor na área de Logística do Instituto Federal de Alagoas. Mestre em Logística e Pesquisa Operacional pela Universidade Federal do Ceará (2015). Possui graduação em Telemática pela Universidade Estácio de Sá (2011). Possui experiência com implantação de sistema empresarial (ERP) na área de Suprimentos, Finanças, Controladoria e Mercado. Atualmente tem interesses na área de análise de dados, big data e inteligência em gestão.

Marcos Ronaldo Albertin, Departamento de Engenharia de Produção - Universidade Federal do Ceará – UFC

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1983), mestrado em Engenharia Industrial - FH-Bochum Universität (1993) e doutorado em Engenharia de Produção pela URGS (2003). Atualmente é Prof. Associado e Chefe do Departamento de Engenharia de Produção do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará. Trabalhou em empresas como: Mangels, Zahnrad Fabrik, OPEL, Marcopolo e DANA. Possui experiência em ISO 9001, TS 16949, STP e Gestão da Qualidade. Pós-doutorado no Bremer Institut für Produktion und Logistik (2009) em Monitoramento de Sistemas Produtivos. Pós-doutorado no IPK - Fraunhofer no tema Benchmarking (2013). Extensão universitária em garantia da qualidade para o ensino superior Vienna University of Technology, 2016). Capacitação em Berlim (2018).

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Publicado

2021-06-10

Como Citar

PONTES, H. L. J.; BRAGA, L. D. A.; BALTAZAR, M. C. P.; ALBERTIN, M. R. Ensino de Lean Manufacturing usando Simulação Computacional e Aprendizagem Baseada em Problemas. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 24, n. 1 Jan/Abr, 2021. DOI: 10.22456/1982-1654.102469. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/102469. Acesso em: 16 abr. 2024.