Mapeamento sobre a incorporação das TDIC no ensino médio nos últimos 8 anos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.94559

Palavras-chave:

TDIC, Ambiente de Aprendizagem, Ensino Médio, Educação Tecnológica

Resumo

Este estudo apresenta os resultados de uma investigação que analisou a produção acadêmica sobre a incorporação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no ensino médio, em especial na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), nos últimos 8 anos. A partir da busca no Portal de Periódicos da Coordenação para o Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) foram selecionados 13 artigos para análise. Os artigos foram categorizados e analisados conforme Bardin (2016). A análise possibilitou compreender: (1) as experiências de interação dos estudantes com as TDIC nas atividades escolares; (2) a incorporação das TDIC nas práticas pedagógicas dos professores para mediar as atividades de ensino; (3) análise dos processos de ensino e de aprendizagem dos estudantes. Este estudo sinaliza que os professores reconhecem as potencialidades das TDIC, sua incorporação tornou-se crescente a partir de 2015 e em sua maioria está concentrada nos campos das ciências e matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Cota Machado, CEFET/MG

Professora, Mestranda, CEFET/MG

Ivo de Jesus Ramos, CEFET/MG

Professor,Dr , Pesquisador

Referências

BARROSO, Fábio F; CARVALHO, Silvânia A ; HUGUENIN, José A. ; TORT, Alexandre C. Formação de imagens na óptica geométrica por meio do método gráfico de Pierre Lucie. Revista Brasileira de Ensino de Física, 01 September 2017, Vol.40(2)

CAPES. Coordenação para o Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil. Disponível em: Acesso em Jun. 2019.

CORRÊA, Hércules Tolêdo ; DIAS, Daniela Rodrigues. Multiletramentos e usos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação com alunos de cursos técnicos. Trabalhos em Linguística Aplicada, 01 August 2016, Vol.55(2), pp.241-262.

CUNHA, Abadia de Lourdes Da ; BARBALHO, Maria Gonçalves Da Silva ; REZENDE, Liberalina Teodoro de ; FERREIRA, Rildo Mourão. O professor de Matemática do ensino médio e as TIC nas escolas públicas estaduais de Goiás. RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, 01 Sept. 2015.

ESPURI, Paulo Henrique ; PASSONI, Taisa Pinetti ; Rios; REGISTRO, Eliane Segati. Shakespeare ao quadrado na Webquest: uma a partir do gênero HQ. ESPecialist, 2016, Vol.37(1), pp.70-86.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

LOPES, Thiago Beirigo ; HARDOIM, Edna Lopes. Utilização de aplicativos gratuitos para atividade de campo no ensino de trigonometria no triângulo retângulo. Revista Exitus, 2018, Vol.8(2), pp.219-243.

MACHADO, Silvia Cota. Análise sobre o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no processo educacional da geração internet. Revista Renote, V.14, n.2, 2016.

NASCIMENTO, Anderson Messias Roriso Do; GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Novas tecnologias, a busca e o uso de informação no ensino médio. Informação & Sociedade, 2017, Vol.27(3).

RAMOS, Ivo de Jesus; AMARAL, Luiz Henrique. Relações e interações dos professores de ciências e matemática com as tecnologias. HOLOS, Ano 28, Vol 4, 2012, p. 226-241.

REINALDO, Francisco ; MAGALHAES, Demetrio R. ; REIS, Luis Paulo ; GAFFURI, Stefane ; FREDDO, Ademir ; HALLAL, Renato. Impasse aos desafios do uso de smartphones em sala de aula: investigação por grupos focais. RISTI (Revista Iberica de Sistemas e Tecnologias de Informação), Sept. 15, 2016, Issue 19, p.77(16).

SALES, Shirlei Rezende. Tecnologias digitais e juventude ciborgue: alguns desafios para o currículo do ensino médio. In: DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo; MAIA, Carla Linhares. (Orgs.). Juventude e ensino médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014. p. 229-248

SANTOS, Jocyleia Santana; SILVA , Erick Henrique Goes. TDICS E GAMES NO ENSINO MÉDIO INOVADOR: memórias de professores criativos. Revista Observatório, 01 June 2018, Vol.4(4), pp.500-549.

SILVA, Diogo da; PAIVA , Wagner José Martins; BATISTA , Irinéa de Loudes. Cibercultura na escola: Uso de tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem. Revista Tecnologias na Educação. Ano 10 – Número/vol.28 – dez/2018

STEINERT, Monica Erika Pardin ; HARDOIM, Edna Lopes. Leigos ou excluídos: A criacao de um aplicativo educacional e seu uso via ensino híbrido em uma escola publica. Sustinere - Revista de Saúde e Educação, 2017, Vol.5(1).

VEIGA, Janaína; ROSSONE, Bruna Cunha; MELLO, Janine Dos Santos; SILVA, Maiara Beatriz Dos Santos Sá Da; MIGUEL, Tamires Garcia. Uma Parceria Universidade / Escola: a Relação dos Alunos com as Tecnologias. Revista Eletrônica Teccen, 01 October 2016, Vol.4(1), pp.17-27.

VERGNA, M.A. ; SILVA, A.C.M. A incorporação das TDIC pelos professores de língua Portuguesa das escolas estaduais de ensino médio de Linhares – ES. Texto Livre, May-August 2018, Vol.11(2), pp.105-120.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

MACHADO, S. C.; RAMOS, I. de J. Mapeamento sobre a incorporação das TDIC no ensino médio nos últimos 8 anos. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 22, n. 3 Set/Dez, 2019. DOI: 10.22456/1982-1654.94559. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/94559. Acesso em: 28 mar. 2024.