O Uso de Softwares Educativos para Introdução de Lógica de Programação no Ensino de Base e Superior

Autores

  • Gracilene Américo Viana UFPA Campus Cametá
  • Carlos dos Santos Portela UFPA Campus Cametá

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.86079

Palavras-chave:

Softwares Educativos, Lógica de Programação, Metodologias de Ensino

Resumo

A disciplina de Lógica de Programação costuma ter altos níveis de evasão e reprovação. Isto porque a maioria dos alunos não teve um contato anterior com essa disciplina e seus conceitos, como raciocínio lógico e algoritmos. Alguns pesquisadores brasileiros defendem a inserção da Lógica de Programação no ensino de base, assim como ocorre em outros países. Diante deste contexto, esta pesquisa aborda o uso de softwares educativos para apoiar a introdução à lógica e algoritmos tanto no ensino de base quanto no superior. Assim, apresenta-se uma análise de trabalhos que relatam o uso dos softwares Scratch, Robocode e Visualg. Os resultados desta análise apontaram que alguns desses softwares são mais adequados para o ensino fundamental e médio e outros para a graduação. Por fim, sugerem-se propostas de metodologias para adoção dessas ferramentas em sala de aula.

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Publicado

2019-05-30

Como Citar

VIANA, G. A.; PORTELA, C. dos S. O Uso de Softwares Educativos para Introdução de Lógica de Programação no Ensino de Base e Superior. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 22, n. 1, 2019. DOI: 10.22456/1982-1654.86079. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/86079. Acesso em: 28 mar. 2024.