Dekstra: um Ambiente de Aprendizagem Social para iniciação à aprendizagem de programação usando esquemas de concepção e planos programação

Autores

  • Jalves Mendonça Nicácio Instituto Federal de Alagoas
  • Fábio Paraguaçu Duarte da Costa Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.77611

Palavras-chave:

Ensino de programação, Ambiente de Aprendizagem Social, Andaimento, Plano de Programação, Padrões de Programação

Resumo

A aprendizagem de algoritmos é uma etapa essencial na atividade de programar. No entanto, o aprendiz de programação tem muita dificuldade de elaborar planos de programação. Esse trabalho propõe a concepção e realização de um Ambiente Virtual de Aprendizagem de Programação, baseado no conceito de Ambiente de Aprendizagem Social. No Ambiente proposto, foi disponibilizado na interface, um conjunto de suportes para auxiliar o aprendiz na elaboração dos algoritmos desenvolvidos a partir da biblioteca Blockly. Nesse sentido, foram incorporados no ambiente um conjunto de esquemas de concepção de programas que permite a construção de planos de programação de forma visual e através da interação com um agente inteligente companheiro. A noção de Scaffolding, termo utilizado por alguns pesquisadores no contexto da aprendizagem para designar um suporte que é dado ao indivíduo no estágio inicial de aprendizagem, foi fortemente utilizada com vistas a promover a aprendizagem colaborativa dos conceitos iniciais de programação.

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Biografia do Autor

Jalves Mendonça Nicácio, Instituto Federal de Alagoas

Professor no Instituto Federal de Alagoas.

Fábio Paraguaçu Duarte da Costa, Universidade Federal de Alagoas

Professor adjunto na Universidade Federal de Alagoas

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Publicado

2018-10-26

Como Citar

NICÁCIO, J. M.; DUARTE DA COSTA, F. P. Dekstra: um Ambiente de Aprendizagem Social para iniciação à aprendizagem de programação usando esquemas de concepção e planos programação. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 21, n. 2 Mai/Ago, 2018. DOI: 10.22456/1982-1654.77611. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/77611. Acesso em: 18 abr. 2024.