O Uso de Tablets no Desenvolvimento da comunicação de crianças com deficiência em contextos não-formais de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.76690

Palavras-chave:

Deficits de comunicação, Tablet, Deficiências Múltiplas, Autismo

Resumo

A comunicação é essencial para o desenvolvimento humano, ocorre na interação social, a partir do uso de instrumentos e de signos, sendo estruturada como um complexo e multidimensional processo de aquisição da linguagem. Percebe-se que, nos casos de déficits da comunicação, o processo de intersubjetividade fica comprometido, seja na construção ou na compreensão de sentidos e significados. Em pessoas com Autismo e Deficiências Multiplas há déficits de comunicação e de linguagem que se manifestam com alterações principalmente no uso, na forma ou no conteúdo da linguagem pragmática. Nessa perspectiva, esse artigo analisa o desenvolvimento da comunicação de crianças com deficiência em contexto não-formal de ensino com uso do recurso tecnológico tablet. O trabalho aborda os primeiros resultados de um estudo de caso envolvendo duas crianças com deficiência, deficits de comunicação e em tratamento oncológico. Os dados coletados mostram que através das ações mediadoras ocorreu ampliação da comunicação intencional e das formas representacionais da mesma.

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Biografia do Autor

Maria Rosangela Bez, Universidade Feevale

Pos doc no PPG Diversidade Cultural e Inclusão Social - Universidade Feevale

Debora Nice Ferrari Barbosa, Universidade Feevale

Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

BEZ, M. R.; BARBOSA, D. N. F. O Uso de Tablets no Desenvolvimento da comunicação de crianças com deficiência em contextos não-formais de ensino. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 20, n. 4 dez, 2017. DOI: 10.22456/1982-1654.76690. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/76690. Acesso em: 28 mar. 2024.