Educação especial e formação de professores: contrapontos entre os contextos brasileiro e italiano

Autores

  • Mayara Costa da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Bárbara Terra do Monte

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.52341

Palavras-chave:

Formação de professores. Inclusão. Educação Especial.

Resumo

O estudo objetiva refletir acerca da formação continuada de professores para a inclusão escolar de alunos com deficiência nos contextos brasileiro e italiano. Com base em uma abordagem qualitativa, elegemos como movimentos metodológicos prioritários a revisão de literatura e análise de produções e documentos normativos relativos aos dois contextos. Assim, realizou-se um diálogo entre as diretrizes e perspectivas políticas e a constituição da escola e do professor. O texto divide-se em três partes analíticas, compreendendo que a formação continuada de professores, em ambos os contextos, garante: (1) sustentar uma formação pedagógica de qualidade; (2) constituir uma leitura flexível sobre a inclusão; (3) (re)significar as posturas da escola e do professor a partir de ambos os contextos. Assim, tem-se a possibilidade de não só oferecer acesso à escola, mas sustentar a aprendizagem, o pertencer e a efetividade de uma formação continuada de professores.

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Biografia do Autor

Mayara Costa da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda na linha de Educação Especial e Processos Inclusivos

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Publicado

2016-01-16

Como Citar

SILVA, M. C. da; MONTE, B. T. do. Educação especial e formação de professores: contrapontos entre os contextos brasileiro e italiano. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 18, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1982-1654.52341. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/52341. Acesso em: 18 abr. 2024.