Desenvolvimento e Implementação de Indicadores de Colaboração e Participação no Moodle

Autores

  • Paulo Fernando Ozório Ferraz Unifal-MG
  • Pedro Torres de Oliveira Unifal-MG
  • Gabriel Gerber Hornink Universidade Federal de Alfenas - Unifal-MG

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.51508

Palavras-chave:

Ambiente virtual de aprendizagem, Avaliação, Indicadores

Resumo

A aprendizagem mediado por computador está se expandindo cada vez mais no ensino superior de graduação e pós-graduação, sendo o Moodle um dos ambientes virtuais de aprendizagens mais utilizados. Uma das dificuldades no acompanhamento desses cursos é a visualização global das ações dos usuários (estudantes, tutores etc). Objetivou-se nesse trabalho identificar os dados de uso das ferramentas (tabelas de Log) e construir, a partir desses, indicadores de participação e colaboração global, apresentados em gráficos por período. Focou-se na ferramenta o uso por tutores, professores e coordenadores de cursos a distância (EAD), sendo que essa apresentou potencial uso para moderação das interações e acompanhamento global das atividades. Palavras-chave: Ambiente virtual de aprendizagem. Avaliação. Indicadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Gerber Hornink, Universidade Federal de Alfenas - Unifal-MG

Possui bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (2003), licenciatura em Ciências Biológicas pela Unicamp (2006), especialização em gestão ambiental pela Unicamp (2006), mestrado em Biologia Funcional e Molecular (área Bioquímica, subárea Ensino) (2006) e doutorado em Ciências (2010), ambos pela Unicamp, na área de tecnologias educacionais. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em formação de professores para o uso de Informática no ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: software educacionais, educação a distância, formação de professores. Atualmente está como professor de Bioquímica e de Tecnologias Educacionais na Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) e desenvolve atividades no grupo de pesquisa Inovações Tecnológicas no Ensino (líder). Atua também como professor nos programas de Pós-Graduação de Mestrado em Educação e mestrado em História Ibérica. Participa no Núcleo Tecnológico do Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD.

Acesse o lattes aqui:

Referências

Bosi, A. Fenomenologia do olhar. Em: Novaes, Adauto (Org.) (1990). O olhar. São Paulo: Cia. das Letras.

Castells, M. (2003) “The internet Galaxy: Refletions on the Internet, Business and society”. Oxford: Oxford University Press.

Ferreira, Emília B., Soares, Adriana B. e Lima, Cabral (2012) “Aprimoramento Conceitual e Uso de Demonstrações Matemáticas: Um Estudo de Caso Sobre a Geometria Dinâmica e as Pesquisas de Campo com Ambientes Computacionais de Ensino”. Revista Brasileira de Informática na Educação, Volume 20, Número 3, 2012.

Harvey, D. (2001) “Condição pós-moderna”. 16. ed. São Paulo: Loyola.

Hornink, G G. (2010) “Cartografando online: caminhos da informática na escola com professores que elaboram conhecimentos em formação contínua”. Campinas: UNICAMP, tese de doutorado, 289p.

Laguardia, J., Portela, M. C. e Vasconcellos, M. M. (2007) “Avaliações em Ambientes Virtuais de Aprendizagem”, Em: Sala de Aula e Tecnologia, http://www.metodista.br/atualiza/conteudo/material-de-apoio/livros/sala-de-aula-e-tecnologias.

Messa, W. C. (2010) “Utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVAS: A Busca por uma Aprendizagem Significativa”, Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, Em: http://www.abed.org.br/revistacientifica/revista_pdf_doc/2010/2010_2462010174147.pdf.

Oliveira, D. E. M. B. e Gasparin, J. L. (2009) “A Expansão da Educação a Distância no Brasil e os Aspectos Pedagógicos Esquecidos”, http://www.ppe.uem.br/publicacoes/seminario_ppe_2009_2010/pdf/2009/39.pdf.

Penterich, E. (2005) “Ambientes Virtuais de Aprendizagem”, In: Sala de Aula e Tecnologia, http://www.metodista.br/atualiza/conteudo/material-de-apoio/livros/sala-de-aula-e-tecnologias.

Pinto, Ivete M. e Botelho (2012) “Ambientes Tecnológicos Lúdicos de Autoria (ATLA): Criando Espaços de Ensino e Aprendizagem”. Revista Brasileira de Informática na Educação, Volume 20, Número 3, 2012

Rosado, Luiz A. da S. e Bohadana, Estrella (2007) “Autoria Coletiva na Educação: Análise da Ferramenta Wiki para Cooperação e Colaboração no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle”, Universidade Estácio de Sá.

Sales, G. L., Barroso, G. C. e Soares, J. M. (2011) “Um Indicador de Aprendizagem Não-Linear para EaD online Fundamentado no Modelo de Avaliação Learning Vectors (LV)”, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Fortaleza, CE - Brasil.

Downloads

Publicado

2015-07-29

Como Citar

OZÓRIO FERRAZ, P. F.; TORRES DE OLIVEIRA, P.; HORNINK, G. G. Desenvolvimento e Implementação de Indicadores de Colaboração e Participação no Moodle. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 18, n. 1, 2015. DOI: 10.22456/1982-1654.51508. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/51508. Acesso em: 28 mar. 2024.