Proposta de Aprendizagem Integrada de Matemática e Programação com Abordagens do Pensamento Computacional no Jogo Robocode

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.105763

Palavras-chave:

Pensamento Computacional, Ensino e Aprendizagem, Robocode, Matemática, Linguagem de Programação

Resumo

Estudantes das novas gerações, imersos num contexto digital, podem demonstrar desmotivações quando inseridos somente em ambientes considerados como tradicionais para ensino de disciplinas como matemática. Planejar ambientes com jogos digitais podem ser uma estratégia lúdica para ensino de matemática e programação de computadores. A presente proposta apresenta desafios no ambiente do jogo educacional com simulador de robôs, Robocode. Os desafios foram construídos a partir das abordagens do Pensamento Computacional e apresentam aportes entre conceitos matemáticos e de programação de computadores para determinar estratégias de comportamento e a programação dos robôs dentro do jogo. Os conteúdos pertinentes à matemática estão relacionados ao ensino e aprendizagem do plano cartesiano e são integrados à linguagem de programação com conceitos introdutórios na orientação à objetos. Os resultados apontam que a integração das disciplinas em um ambiente de jogo, devidamente planejado, pode apoiar o ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos e computacionais de modo lúdico.

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Biografia do Autor

Matheus Carvalho Meira, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Discente de doutorado da Faculdade de Educação da UNICAMP. Professor do Instituto Federal de São Paulo

Karlan Ricomini Alves, Instituto Federal de São Paulo - IFSP

Mestrado em Educação UNISAL Professor do Instituto Federal de São Paulo

Luis Antonio Tavares, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Discente de doutorado da Faculdade de Educação da UNICAMP. Professor do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais

Rafael Fernando Diório, Instituto Federal de São Paulo - IFSP

Doutor em Tecnologia e Inovação pela Faculdade de Tecnologia da UNICAMP Professor do Instituto Federal de São Paulo

Sergio Ferreira do Amaral, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Coordenador do Laboratório de Inovação Tecnológica Aplicada na Educação - LANTEC Professor Titular Colaborador da UNICAMP

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

MEIRA, M. C.; ALVES, K. R.; TAVARES, L. A.; DIÓRIO, R. F.; AMARAL, S. F. do. Proposta de Aprendizagem Integrada de Matemática e Programação com Abordagens do Pensamento Computacional no Jogo Robocode. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 23, n. 3 Set/Dez, 2020. DOI: 10.22456/1982-1654.105763. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/105763. Acesso em: 16 abr. 2024.