EXPERIMENTOS DE IMAGEM E MOVIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.87097Palavras-chave:
Dança, Tecnologia, AudiovisualResumo
Este artigo é resultado do trabalho de conclusão do curso de Dança Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria em 2017: “Dança e tecnologia- criação e composição coreográfica através de experimentos audiovisuais”. A pesquisa teve como objetivo compreender a interrelação da câmera com a dança. O referencial teórico utilizado foram as obras de Machado (2003), Silva (2009), Santana (2006), Spanghero (2003) e Duarte (2010). Os conceitos adotados para o experimento foram: imagem especular,(KILPP, 2005);a dialética do olhar (HUBERMAN, 1998). O problema norteador foi: Como se constitui a interrelação da câmera com o movimento do corpo que dança? Nesta perspectiva, propomos a criação de uma videodança que implicasse na participação de uma dançarina e na percepção dela de sua imagem captada pela câmera e projetada simultâneamente, como também refletida em diferentes superfícies. Consideramos que a interrelação da câmera com a dança se constitui no encontro entre elas e o ambiente.Downloads
Referências
AUMONT, Jaques; MARIE, Michel. Dicionário teórico e crítico de cinema. Trad. Eloisa Araújo Ribeiro. -5ª ed. – Campinas, SP: Papirus 2012.
CERBINO,Beatriz e MENDONÇA,Leandro. AUDIOVISUAL, VIDEODANÇA E DANÇA: CONCEITOS E DEVORAMENTOS .In.: Anais da ANPAP, 2011. Disponível em: http://www.anpap.org.br/anais/2011/pdf/cpa/beatriz_cerbino.pdf
COUCHOT. Edmond. A tecnologia na arte: da fotografia à realidade virtual; traduzido por Sandra Rey – Porto Alegre : Editora da UFRGS, 2003. Cap. V.
DIDI-HUBERMANN, Gerorges.O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 1998.
KILPP, Suzana. Mundos televisivos.Porto Alegre.Editora: Armazem digital, 2005.
MACHADO, Arlindo. A ARTE DO VÍDEO. Editora brasiliense, 1990.
________. MÁQUINA E IMAGINÁRIO: O Desafio das Poéticas Tecnológicas. Editora da Universidade de São Paulo, 1993.
MIRANDA, Regina. Dança e Tecnologia. Lição de Dança, 2/ Arnaldo Antunes... [et al.} Rio de Janeiro: UniverCidade Editora, 2000. Organização Lições de Dança: Roberto Pereira, Silvia Soter, Vera Aragão.
ROSSINI, Mirian da Silva; ROSÀRIO, Nísia Martins do.; KILP, Suzana, In.: SILVA, Alexandre Rocha da. e ROSSINI, Miriam da Silva.(ORGs.) Do audiovisual as audiovisualidades: convergências e dispersões nas mídias. Asterisco: Porto Alegre, RS, 2009.
Spanghero, Maíra. A DANÇA DOS ENCÉFALOS ACESOS / Apresentação Helena Katz; texto Leda Pereira. São Paulo. Itaú Cultural, 2003. 141 p. : fotos color. - (Rumos Itaú Cultural Transmídia).
TOURINHO, Irene; DIAS, Belidson; IRWIN, Rita; (et. al.) Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia/ . Santa Maria : Ed. Da UFSM, 2013. p. 44-64.
VAZ, Paulo; LISSOVSKY, Maurício. A Vida na tecnologia. Lições de Dança 1. UniverCidade Editora, 2007. Org. Roberto Pereira e Silvia Soter.
VICENTE, Ana Valéria. Pesquisa de campo como prática de criação: uma
possibilidade metodológica. Anais do IV Congresso Nacional de Pesquisadores em
Dança. Goiânia: ANDA, 2016. p. 510-520