Jogo Digital na inclusão de alunos com deficiência visual

Autores

  • Bruno Cesar Soares Dile Robalinho Colégio Pedro II
  • Christine Sertã Costa Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.86711

Palavras-chave:

Jogavox. Inclusão, Deficiência Visual, Jogo digital, Ludicidade

Resumo

Neste artigo apresentamos o processo de construção de um jogo digital criado de forma participativa com alunos com deficiência visual (cegos e de baixa visão) de uma escola pública de referência do Rio de Janeiro, através do Jogavox, integrado ao Dosvox. O trabalho visa ações pró-ativas de inclusão e um olhar para os atuais discentes nativos digitais, que já incorporam um mundo informatizado e tecnológico. Pesquisas bibliográficas mostram que a temática de jogos digitais é prioritariamente de entretenimento, mas acreditamos ser interessante seu uso para fins pedagógicos. Utilizamos como metodologia a orientação qualitativa no enfoque crítico-participativo, onde os alunos experimentaram e contribuíram na criação desse jogo. Nesse processo, avaliamos o produto educacional como instrumento de aprendizagem e recurso para a evolução da inclusão. Esperamos que este modelo de jogo contribua com o ensino inclusivo de saberes diversos visto que sua usabilidade é simples e possibilita adequações.

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Biografia do Autor

Bruno Cesar Soares Dile Robalinho, Colégio Pedro II

Mestrando no curso de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica no Colégio Pedro II (MPPEB/CPII). Licenciado em Física pela UFRJ e em Pedagogia pela UNESA. Possui Extensão em Física pelo CEDERJ. Possui aperfeiçoamento em Mídias na Educação pela UFRJ - MEC. Especialista em Orientação Educacional e Pedagógica pela AVM . Professor de Física da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro. Pedagogo no Colégio Pedro II, atuando no setor de Educação Especial na perspectiva Inclusiva (NAPNE).

Christine Sertã Costa, Colégio Pedro II

Possui graduação em tecnologia de Processamento de Dados (PUC-Rio) e Licenciatura em Matemática (UERJ); mestrado e doutorado em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ). Professora titular do departamento de Matemática do Colégio Pedro II atuando na educação básica e no Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica (MPPEB/CPII). Professora do departamento de Matemática da PUC-Rio atuando na graduação e no PROFMAT-PUC-Rio.

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Publicado

2019-05-30

Como Citar

ROBALINHO, B. C. S. D.; COSTA, C. S. Jogo Digital na inclusão de alunos com deficiência visual. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 22, n. 1, 2019. DOI: 10.22456/1982-1654.86711. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/86711. Acesso em: 29 mar. 2024.