Feedback imediato em ambientes informatizados através de vídeos na disciplina de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.78056

Palavras-chave:

Feedback, Vídeos, Matemática, Avaliação, Tecnologia

Resumo

No contexto escolar, a avaliação permeia todo o processo de ensino e aprendizagem. Entretanto, muitas vezes a avaliação tem simplesmente o caráter comparativo e classificatório, sem atender às necessidades individuais dos alunos e sem oferecer o devido retorno. Assim, o feedback adequado pode ser um retorno que proporciona informações importantes sobre as competências dos alunos, sobre o que sabem, sobre o que fazem e como fazem. Este trabalho discute e apresenta os resultados de um experimento pedagógico, realizado no Ensino Médio de uma escola pública, em que é oferecido o feedback imediato na disciplina de matemática, disponibilizado em ambiente informatizado, através de vídeos-feedback, cujo objetivo é promover de forma personalizada o desempenho dos alunos. A pesquisa mostrou, através de teste estatístico, evidências suficientes que indicaram a promoção do desempenho dos alunos em matemática, após a utilização dos vídeos-feedback, inseridos em avaliação em ambiente informatizado.Mat

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Biografia do Autor

Jorge Nazareno Batista Melo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação

José Valdeni de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação

Alberto Bastos Canto Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação

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Publicado

2018-10-26

Como Citar

MELO, J. N. B.; LIMA, J. V. de; CANTO FILHO, A. B. Feedback imediato em ambientes informatizados através de vídeos na disciplina de matemática. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 21, n. 2 Mai/Ago, 2018. DOI: 10.22456/1982-1654.78056. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/78056. Acesso em: 16 abr. 2024.