Visitantes e residentes: engajamento on-line e práticas com tecnologias nos cursos de licenciatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.76269

Palavras-chave:

Tecnologia educacional. Formação de professores. Autoria.

Resumo

Este estudo busca problematizar o perfil do sujeito-acadêmico regularmente matriculado em curso de formação inicial de professores com base na perspectiva do engajamento on-line, a partir dos conceitos de visitantes e residentes. Para tanto, buscou-se identificar as aplicações web mais utilizadas no contexto pessoal e profissional. Entende-se que a compreensão do perfil desse sujeito-professor pode subsidiar o planejamento de diferentes práticas educativas nos cursos de licenciatura. O presente estudo, de natureza aplicada, longitudinal e de abordagem qualitativa, foi desenvolvido com base no método da Cartografia e desenvolvido no contexto da disciplina Tecnologia e Educação. Os dados foram produzidos a partir de diagramas elaborados pelos acadêmicos para representar seu engajamento on-line. Para a análise dos diagramas utilizou-se a análise documental. Verificou-se que os acadêmicos usam essencialmente as redes sociais como ferramentas de pesquisa ou como espaços de interação. Por outro lado, verifica-se que as práticas propostas no contexto da disciplina exercitaram o uso da autoria especialmente sob uma perspectiva visitante, sem explorar o potencial de interação e conectividade das aplicações.

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Biografia do Autor

Patrícia B. Scherer Bassani, Universidade Feevale

Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social

Dinorá Zucchetti, Universidade Feevale

Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social

Yohana Marx, Universidade Feevale

Bolsista CNPq

Referências

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

BASSANI, P. B. S.; ZUCCHETTI, D.; MARX, Y. Visitantes e residentes: engajamento on-line e práticas com tecnologias nos cursos de licenciatura. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 20, n. 4 dez, 2017. DOI: 10.22456/1982-1654.76269. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/76269. Acesso em: 28 mar. 2024.