Alguns Problemas para a Determinação de um Campo da Fotografia e Novas Distensões Provocadas pela Imagem Digital

Autores

  • Camila Monteiro Schenkel Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.62274

Palavras-chave:

Fotografia, Imagem digital, Campo expandido

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão sobre a especificidade da fotografia e as transformações proporcionadas pelo desenvolvimento da fotografia digital. Marcada desde o início por uma heterogeneidade de usos e processos, a imagem fotográfica parece ter recusado, desde sua invenção, uma definição específica de meio, englobando diversas técnicas. A essa originária falta de contornos da fotografia soma-se agora a consolidação da tecnologia digital, que, nos últimos anos, transformou definitivamente nossa relação com as imagens. Tomando como marco a discussão em torno da ideia de “campo ampliado” apresentada por Rosalind Krauss e escritos teóricos recentes sobre a imagem fotográfica, este estudo procura contribuir para a compreensão da fotografia digital a partir de duas questões principais: 1. É possível circunscrever a fotografia dentro de um campo, mesmo que ampliado? 2. Como a fotografia digital se relaciona com os diferentes procedimentos e usos reunidos, a partir da metade do século XIX, sob o nome fotografia?

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Biografia do Autor

Camila Monteiro Schenkel, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

CAMILA SCHENKEL é artista plástica, doutoranda em em História, Teoria e Crítica da Arte no PPGAV da UFGRS. É mestre em Artes Visuais pelo mesmo programa e bacharel em Artes Visuais com ênfase em Fotografia e História, Teoria e Crítica da Arte pelo Instituto de Artes da UFRGS. Foi professora temporária da Bacharelado em História da Arte da UFRGS nos anos de 2012 e 2013 e atualmente é Coordenadora do Programa Educativo da Fundação Iberê Camargo. 

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Publicado

2018-08-23

Como Citar

MONTEIRO SCHENKEL, C. Alguns Problemas para a Determinação de um Campo da Fotografia e Novas Distensões Provocadas pela Imagem Digital. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 21, n. 1 Jan/Abr, 2018. DOI: 10.22456/1982-1654.62274. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/62274. Acesso em: 28 mar. 2024.