Percepção de competências de aprendizagem em ambientes online no ensino da Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.39255Palavras-chave:
competências de aprendizagem, perceção de aprendizagem, ambientes online.Resumo
Poderão os ambientes online favorecer as competências de aprendizagem, tal como os estudantes do ensino fundamental as percebem? Neste artigo analisamos o impacto de novos cenários pedagógicos online na perceção das competências de aprendizagem na disciplina de Educação Física do ensino fundamental. Participaram na investigação 66 alunos do 6.º ano de escolaridade, de uma escola do distrito do Porto- Portugal. No final do ano letivo, os estudantes responderam a uma escala de competências de autoaprendizagem, adaptada para a aprendizagem em ambientes online. Os resultados do estudo mostram que os ambientes virtuais de aprendizagem, ancorados num design centrado no desenvolvimento de competências e num modelo pedagógico baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação podem ter efeitos muito positivos na perceção das competências de aprendizagem nas dimensões consideradas: Aprendizagem Ativa ou Aceitação da Responsabilidade Pessoal pela Aprendizagem, Iniciativa de Aprendizagem e Orientação para a Experiência e Autonomia na Aprendizagem.Downloads
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Publicado
2014-06-30
Como Citar
RIBEIRO, M. da G.; MARQUES MOREIRA, J. A. Percepção de competências de aprendizagem em ambientes online no ensino da Educação Física. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 17, n. 1, 2014. DOI: 10.22456/1982-1654.39255. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/39255. Acesso em: 28 mar. 2024.
Edição
Seção
Artigos