Reflexões sobre o uso do GeoGebra e o Ensino de Geometria Euclidiana

Autores

  • Karla Aparecida Lovis Universidade Estadual de Maringá
  • Valdeni Soliani Franco Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.26104

Palavras-chave:

Educação Matemática. Ensino de Geometria. Formação de Professores. GeoGebra.

Resumo

O artigo relata uma pesquisa feita com professores de Matemática, durante a realização de um curso que abordou o uso do GeoGebra e o estudo da geometria euclidiana plana. Os objetivos foram obter informações sobre o uso que os professores fazem dos recursos tecnológicos presentes nas escolas e qual a importância que eles atribuem ao software GeoGebra. Observamos ainda os conhecimentos dos professores sobre alguns conteúdos de geometria euclidiana e a relação que eles estabelecem sobre saber geometria para utilizar o GeoGebra. A pesquisa tem cunho qualitativo e para atingir os objetivos utilizamos um questionário, gravação em áudio e observações. Dentre os resultados destacamos a insegurança e o fascínio que os professores sentem na utilização do GeoGebra, a falta de percepção de que para ensinar geometria não basta ter um software, ou seja, também é necessário conhecer os conceitos geométricos, além de lacunas no conhecimento de tais conteúdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Aparecida Lovis, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Educação para a Ciência e a Matemática

Valdeni Soliani Franco, Universidade Estadual de Maringá

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática

Downloads

Publicado

2013-06-27

Como Citar

LOVIS, K. A.; FRANCO, V. S. Reflexões sobre o uso do GeoGebra e o Ensino de Geometria Euclidiana. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2013. DOI: 10.22456/1982-1654.26104. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/26104. Acesso em: 28 mar. 2024.