Instituto de Hackers: O pensamento computacional aplicado ao ensino médio integrado profissionalizante

Autores

  • Leandro Delgado de Souza Instituto Federal do Paraná
  • Elisângela Valevein Rodrigues Instituto Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.109902

Palavras-chave:

Educação Profissional, Pensamento Computacional, Aprendizagem Situada.

Resumo

O pensamento computacional desperta criatividade, espírito crítico, raciocínio lógico e a construção passo a passo de soluções do mundo real, por meio de fundamentos e técnicas computacionais. Dessa forma esta pesquisa busca relacionar a promoção do ensino por meio do pensamento computacional no ensino médio integrado, de uma instituição pública focada em educação profissional. Foi realizada uma oficina de curta duração, utilizando linguagem de programação visual por blocos, com ferramentas como o Code.Org e Scratch. A oficina teve sua construção e concepção baseados na teoria de aprendizagem situada, de Jean Lave. Foi aplicada em dois momentos com turmas distintas e, ao final de sua aplicação foi avaliada pelos estudantes. Notou-se resultado positivo e motivador quanto à metodologia utilizada e à linguagem de blocos. Assim, considera-se que este estudo atendeu satisfatoriamente aos objetivos apresentados e que, novas propostas de ensino utilizando-se dessas premissas, possuem caráter válido e pertinente.

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Publicado

2021-06-10

Como Citar

SOUZA, L. D. de; RODRIGUES, E. V. Instituto de Hackers: O pensamento computacional aplicado ao ensino médio integrado profissionalizante. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 24, n. 1 Jan/Abr, 2021. DOI: 10.22456/1982-1654.109902. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/109902. Acesso em: 28 mar. 2024.