UMA INVESTIGAÇÃO DAS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Gabriela Pedrotti Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Avanilde Kemczinski Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.92023

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Ensino superior e Educação a Distância.

Resumo

Este artigo apresenta um mapeamento sistemático da literatura que investiga o estado da arte das práticas interdisciplinares (PI) na educação a distância em instituições de ensino superior. Foram selecionados 279 artigos no período de 2010 a 2018. O objetivo foi compreender como as práticas interdisciplinares estão sendo aplicadas, de que forma estão sendo avaliadas, e amparadas por quais ferramentas na educação a distância. A partir dos 279 artigos selecionados, a análise dos trabalhos compreendeu 3 passos que resultaram respectivamente 62, 11 e 8 artigos que foram utilizados efetivamente, pois atenderam aos critérios de inclusão e exclusão. Observou-se que diversas PI estão sendo utilizadas com ênfase na aprendizagem baseada em problemas – PBL ou pautadas em estudo de casos mediados por meio de diversas tecnologias de informação e comunicação. Além disso, identificou-se que essas práticas são disponibilizadas em plataformas de aprendizagem eletrônica e ancoradas em interfaces ativas e colaborativas.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

PEDROTTI, G.; KEMCZINSKI, A. UMA INVESTIGAÇÃO DAS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 22, n. 3 Set/Dez, 2019. DOI: 10.22456/1982-1654.92023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/92023. Acesso em: 29 mar. 2024.