Metodologias de Aprendizagem Ativa Aplicadas à Computação: Uma Revisão da Literatura

Autores

  • Diego Teixeira Witt Instituto Federal Catarinense
  • Avanilde Kemczinski UDESC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.90319

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Ensino de Computação, Aprendizagem Ativa

Resumo

As metodologias ativas de aprendizagem trazem o aluno para o papel central do ensino-aprendizagem, instigando o autoaprendizado e motivando o discente no seu próprio processo de aprendizado. O artigo objetiva apresentar os resultados de uma pesquisa que utilizou o método de pesquisa bibliográfica com o intuito de investigar produções acadêmicas que relataram o uso de metodologias ativas no ensino de computação, suas áreas de aplicação dentro da computação e as formas de avaliação empregadas. O levantamento bibliográfico (LB) analisou 46 produções nas quais foi constado o emprego de metodologias ativas, no qual foi identificado a PBL (Problem Based Learning) como uma das metodologias mais utilizadas. Dentre as áreas de aplicabilidade na computação o grande interesse está no ensino de programação, devido à complexidade dos conceitos e à falta de motivação dos alunos. Por fim foi identificada a necessidade de se trabalhar com propostas de avaliações ativas com as metodologias ativas de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-05-25

Como Citar

WITT, D. T.; KEMCZINSKI, A. Metodologias de Aprendizagem Ativa Aplicadas à Computação: Uma Revisão da Literatura. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 23, n. 1 Jan/Abr, 2020. DOI: 10.22456/1982-1654.90319. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/90319. Acesso em: 28 mar. 2024.