A etnografia como método de pesquisa em Informática na Educação: Revisão Sistemática de Literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.87356

Palavras-chave:

Etnografia, Revisão Sistemática de Literatura, Pesquisa Qualitativa, Informática na Educação

Resumo

Etnografia é um método de pesquisa qualitativa pouco citado em pesquisas na área de informática na educação no Brasil. Com o objetivo de demonstrar o potencial de utilização deste método e sua aplicação para a comunidade da área no Brasil, foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) na base da Association for Computing Machinery (ACM), avaliando artigos publicados entre 2015 e 2016. O método etnográfico é muito relevante para pesquisas onde o foco está no fator humano, inclusive pesquisas em educação. Assim, consideramos que os resultados deste trabalho podem contribuir para que grupos de pesquisa da área no Brasil conheçam a aplicação do método no contexto internacional, assegurando a assertividade da abordagem etnográfica afim de incentivar sua apropriação pelos pesquisadores área de Informática na Educação, amplificando a confiabilidade dos resultados das pesquisas, e por consequência, beneficiando a prática educacional em seus vários níveis e modalidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Scheila Wesley Martins, PUC-Minas

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1998), Especialista em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras (2002) e Mestre em Ciências pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). É PhD em Ciência e Tecnologia da Informação pelo Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (2012) com especialização em Sistemas Cognitivos e Multimídia e pós doutora em Informática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em 2017. Tem 10 anos de experiência no magistério superior, incluindo o ensino tecnológico, no Brasil, e um ano em cursos de certificação em tecnologia, em Portugal e EUA, tendo atuado na docência e no desenvolvimento de projetos de ensino e de extensão universitária. Como pesquisadora participou de programas de fellowship em diversas universidades (Stanford, 2015, Brown, 2013 e Weirgarhen, 2011) e de projetos de voluntariado para o apoio ao ensino de programação e literacia digital nos Estados Unidos, Portugal e Brasil. Seu domínio de pesquisa é em Computer Science and Education, envolve principalmente projetos de ensino/aprendizagem de programação, licenciatura em informática, edutainment e literacia digital. Atualmente leciona na University of Houston-Victoria (UHV).

Lucila Ishitani, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas

graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Atualmente é professora adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, atuando no Programa de Pós-graduação em Informática e no bacharelado em Sistemas de Informação e Engenharia de Computação. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente na área de informática na educação, objetos de aprendizagem e jogos digitais

Artur Martins Mol, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas

Doutorando pela PUC-MG, possui Mestrado em Informática pela PUC-MG, especialização em Administração de Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Lavras, graduação em Ciência da Computação pelo Centro Universitário de Belo Horizonte. Pesquisador com ênfase nas áreas de Desenvolvimento de Jogos Digitais, Usabilidade de Sistemas, Desenvolvimento de aplicações Móveis. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Multimídia, atuando principalmente nos seguintes segmentos: Multimídia para web, dispositivos móveis, desenvolvimento de jogos eletrônicos e desenvolvimento de sites dinâmicos

Ezequiel Mendes Duque, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas

Doutorando em Informática na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Possui Mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2016), MBA em Gestão Empresarial também pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (2011) e graduação em Computação - Sistemas de Informação pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (2009). Leciona no IGTI para Pós Graduação em Banco de Dados, no Centro Universitário do Leste de Minas Gerais para o curso de Sistemas de Informação e nos cursos de Engenharia e na FAMEV para o Curso Superior de Pedagogia. É organizador do Congresso Nacional de Profissões em Tecnologia da Informação (CONAPTI). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando com projetos sociais na área de TI.

Referências

AHMED, S. I.; JACKSON, S. J.; RIFAT, M. R. Learning to fix: Knowledge, collaboration and mobile phone repair in Dhaka, Bangladesh. In: Proceedings of the Seventh International Conference on Information and Communication Technologies and Development. New York, NY, USA: ACM, 2015. (ICTD ’15), p. 4:1–4:10. ISBN 978-1-4503-3163-0. Disponível em: http://doi.acm.org/10.1145/2737856.2738018i.

AMES, M. G. Charismatic technology. In: Proceedings of The Fifth Decennial Aarhus Conference on Critical Alternatives. Aarhus University Press, 2015. (AA ’15), p. 109–120. Disponível em: http://dx.doi.org/10.7146/aahcc.v1i1.21199i.

BAHARIN, H.; VILLER, S.; RINTEL, S. Sonicair: Supporting independent living with reciprocal ambient audio awareness. ACM Trans. Comput.-Hum. Interact., ACM, New York, NY, USA, v. 22, n. 4, p. 18:1–18:23, jul. 2015. ISSN 1073-0516. Disponível em: http://doi.acm.org/10.1145/2754165i.

CASAS, T. H. P. Computer Science in the Education: The Vision of the teachers. In Revista Brasileira de Informática na Educação. Vol. 12, No. 2, 2004. Disponível em http://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/2190.DOI:http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2004.12.2.88-89

CAMPBELL, J. et al. Thousands of positive reviews: Distributed mentoring in online fan communities. In: Proceedings of the 19th ACM Conference on Computer-Supported Cooperative Work & Social Computing. New York, NY, USA: ACM, 2016. (CSCW ’16), pp. 691–704. ISBN 978-1-4503-3592-8. Disponível em: http://doi.acm.org/10.1145/2818048.2819934i.

CRESWELL, J. W. Educational research: Planning, conducting, and evaluating quantitative. [S.l.]: Prentice Hall Upper Saddle River, NJ, 2002.

CUTRELL, E. et al. Blended learning in Indian colleges with massively empowered classroom. In: Proceedings of the Second (2015) ACM Conference on Learning @ Scale. New York, NY, USA: ACM, 2015. (L@S ’15), p. 47–56. ISBN 978-1-4503-3411-2. Disponível em: http://doi.acm.org/10.1145/2724660.2724666i.

EDWARDS, M.; DARWENT, D.; IRONS, C. That blasted facebook page: Supporting trainee-teachers professional learning through social media. SIGCAS Comput. Soc., ACM, New York, NY, USA, v. 45, n. 3, p. 420–426, jan. 2016. ISSN 0095-2737.Disponível em: http://doi.acm.org/10.1145/2874239.2874301i.

GILES, E.; LINDEN, J. van der. Imagining future technologies: Etextile weaving workshops with blind and visually impaired people. In: Proceedings of the 2015 ACM SIGCHI Conference on Creativity and Cognition. New York, NY, USA: ACM, 2015. (C&C ’15), p. 3–12. ISBN 978-1-4503-3598-0. Disponível em: http://doi.acm.org/10.1145/2757226.2757247i.

GRIFFIN, J.; PIRMANN, T.; GRAY, B. Two teachers, two perspectives on cs principles. In: Proceedings of the 47th ACM Technical Symposium on Computing Science Education. New York, NY, USA: ACM, 2016. (SIGCSE ’16), p. 461–466. ISBN978-1-4503-3685-7. Disponível em: http://doi.acm.org/10.1145/2839509.2844630i.

HALLOLUWA, T. et al. Gamifying mathematics for primary students in rural Sri Lanka. In: Proceedings of the 9th Nordic Conference on Human-Computer Interaction. New York, NY, USA: ACM, 2016. (NordiCHI ’16), p. 62:1–62:4. ISBN 978-1-4503-4763-1. Disponível em: http://doi.acm.org/10.1145/2971485.2971522i.

HAMMERSLEY, M.; ATKINSON, P. Ethnography: Principles in practice. [S.l.]: Routledge, 2007.

JONES, J.; PAL, J. Counteracting dampeners: Understanding technology-amplified capabilities of people with disabilities in Sierra Leone. In: Proceedings of the Seventh International Conference on Information and Communication Technologies and Development. New York, NY, USA: ACM, 2015. (ICTD ’15), p. 6:1–6:10. ISBN978-1-4503-3163-0. Disponível em: http://doi.acm.org/10.1145/2737856.2738025i.

KAZIUNAS, E. et al. Transition and reflection in the use of health information: The case of pediatric bone marrow transplant caregivers. In: Proceedings of the 18th ACM Conference on Computer Supported Cooperative Work 38; Social Computing. New York, NY, USA: ACM, 2015. (CSCW ’15), p. 1763–1774. ISBN 978-1-4503-2922-4. Disponível em: http://doi.acm.org/10.1145/2675133.2675276i.

KITCHENHAM, B. A. Guidelines for performing Systematic Literature Reviews in Software Engineering, Version 2.3, EBSE-2007-01. Durham, UK, 2007.

KNOBELSDORF, M.; FREDE, C. Analyzing student practices in theory of computation in light of distributed cognition theory. In: Proceedings of the 2016 ACM Conference on International Computing Education Research. New York, NY, USA: ACM, 2016. (ICER ’16), p. 73–81. ISBN 978-1-4503-4449-4. Disponível em: http://doi.acm.org.ez93.periodicos.capes.gov.br/10.1145/2960310.2960331i.

LINDER, R. et al. Beyond slideware: How a free-form presentation medium stimulates free-form thinking in the classroom. In: Proceedings of the 2015 ACM SIGCHI Conference on Creativity and Cognition. New York, NY, USA: ACM, 2015. (C&C ’15), p. 285–294. ISBN 978-1-4503-3598-0. Disponível em: http://doi.acm.org/10.1145/2757226.2757251i.

LUPFER, N. et al. Patterns of free-form curation: Visual thinking with web content. In: Proceedings of the 2016 ACM on Multimedia Conference. New York, NY, USA: ACM, 2016. (MM ’16), p. 12–21. ISBN 978-1-4503-3603-1. Disponível em: http://doi.acm.org/10.1145/2964284.2964303i.

MAO, M. et al. Supporting retirement socially and musically by technology: An ethnographic study of local community musicians. In: Proceedings of the 2016 CHI Conference Extended Abstracts on Human Factors in Computing Systems. New York, NY, USA: ACM, 2016. (CHI EA ’16), p. 2886–2892. ISBN 978-1-4503-4082-3. Disponível em: http://doi.acm.org/10.1145/2851581.2892285i.

MARTINVIITA, A.; KUURE, L.; LUOMA, P. Do we speak the same language? Design goals and culture clashes in an online forum for young people. In: Proceedings of the 7th International Conference on Communities and Technologies. New York, NY, USA: ACM, 2015. (C&T ’15), p. 69–78. ISBN 978-1-4503-3460-0. Disponível em: http://doi.acm.org.ez93.periodicos.capes.gov.br/10.1145/2768545.2768550i.

MEINTJES, R.; SCHELHOWE, H. Inclusive interactives: The transformative potential of making and using craft-tech social objects together in an after-school centre. In: Proceedings of the 15th International Conference on Interaction Design and Children. New York, NY, USA: ACM, 2016. (IDC ’16), p. 89–100. ISBN 978-1-4503-4313-8. Disponível em: http://doi.acm.org/10.1145/2930674.2930685i.

MUDLIAR, P.; RANGASWAMY, N. Offline strangers, online friends: Bridging classroom gender segregation with WhatsAPP. In: Proceedings of the 33rd Annual ACM Conference on Human Factors in Computing Systems. New York, NY, USA: ACM, 2015. (CHI ’15), p. 3799–3808. ISBN 978-1-4503-3145-6. Disponível em: http://doi.acm.org/10.1145/2702123.2702533i.

MUGAR, G. et al. Being present in online communities: Learning in citizen science. In: Proceedings of the 7th International Conference on Communities and Technologies. New York, NY, USA: ACM, 2015. (C&T ’15), p. 129–138. ISBN 978-1-4503-3460-0. Disponível em: http://doi.acm.org/10.1145/2768545.2768555i.

NOBLE, P. J. Resilience ex machina: Learning a complex medical device for haemodialysis self-treatment. In: Proceedings of the 33rd Annual ACM Conference on Human Factors in Computing Systems. New York, NY, USA: ACM, 2015. (CHI ’15), p. 4147–4150. ISBN 978-1-4503-3145-6. Disponível em: http://doi.acm.org/10.1145/2702123.2702348i.

PANTIC, K.; FIELDS, D. A.; QUIRKE, L. Studying situated learning in a constructionist programming camp: A multimethod microgenetic analysis of one girl’s learning pathway. In: Proceedings of the 15th International Conference on Interaction Design and Children. New York, NY, USA: ACM, 2016. (IDC ’16), p. 428–439. ISBN 978-1-4503-4313-8. Disponível em: http://doi.acm.org/10.1145/2930674.2930725i.

PARTOGI, M.; JAFARINAIMI, N. Fostering organizational change through co-designing collaborative media. In: Proceedings of the 19th International Conference on Supporting Group Work. New York, NY, USA: ACM, 2016. (GROUP ’16), p. 441–444. ISBN 978-1-4503-4276-6. Disponível em: http://doi.acm.org/10.1145/2957276.2996289i.

PRIOR, J.; FERGUSON, S.; LEANEY, J. Reflection is hard: Teaching and learning reflective practice in a software studio. In: Proceedings of the Australasian Computer Science Week Multiconference. New York, NY, USA: ACM, 2016. (ACSW ’16), p. 7:1–7:8. ISBN 978-1-4503-4042-7. Disponível em: http: //doi.acm.org/10.1145/2843043.2843346i.

ROCHA, T. et al. Performing universal tasks on the web: Interaction with digital content by people with intellectual disabilities. In: Proceedings of the XVI International Conference on Human Computer Interaction. New York, NY, USA: ACM, 2015. (Interaccin’15), p. 30:1–30:7. ISBN 978-1-4503-3463-1. Disponível em: http://doi.acm.org/10.1145/2829875.2829897i.

RONCO-LÓPEZ, M.; ECHEGARAY-EIZAGUIRRE, L.; SÁIZ, C. PEÑAFIEL. The concept of health and the evaluation of internet as a health information search tool of the youth of the basque country and navarra. In: Proceedings of the Fourth International Conference on Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality. New York, NY, USA: ACM, 2016. (TEEM ’16), p. 1053–1058. ISBN 978-1-4503-4747-1. Disponível em: http://doi.acm.org/10.1145/3012430.3012646i.

SADIK, O. Encouraging women to become cs teachers. In: Proceedings of the Third Conference on GenderIT. New York, NY, USA: ACM, 2015. (GenderIT ’15), p. 57–61. ISBN 978-1-4503-3596-6. Disponível em: http://doi.acm.org/10.1145/2807565. 2807715i.

SOBEL, K.; O’LEARY, K.; KIENTZ, J. A. Maximizing children’s opportunities with inclusive play: Considerations for interactive technology design. In: Proceedings of the 14th International Conference on Interaction Design and Children. New York, NY, USA: ACM, 2015. (IDC ’15), p. 39–48. ISBN 978-1-4503-3590-4. Disponível em: http://doi.acm.org/10.1145/2771839.2771844i.

SSOZI-MUGARURA, F.; BLAKE, E.; RIVETT, U. Supporting community needs for rural water management through community-based co-design. In: Proceedings of the 14th Participatory Design Conference: Full Papers - Volume 1. New York, NY, USA: ACM, 2016. (PDC ’16), p. 91–100. ISBN 978-1-4503-4046-5. Disponível em: http://doi.acm.org/10.1145/2940299.2940311i.

TAN, E. et al. Probing participatory partnerships: Equitably-consequential making by, for and with marginalized youth. In: Proceedings of the 6th Annual Conference on Creativity and Fabrication in Education. New York, NY, USA: ACM, 2016. (FabLearn’16), p. 1–8. ISBN 978-1-4503-4802-7. Disponível em: http://doi.acm.org/10.1145/3003397.3003398i.

THERIAS, E.; BIRD, J.; MARSHALL, P. Mas tecnologia, más cambio? Investigating an educational technology project in rural Peru. In: Proceedings of the 33rd Annual ACM Conference on Human Factors in Computing Systems. New York, NY, USA: ACM, 2015. (CHI ’15), p. 447–456. ISBN 978-1-4503-3145-6. Disponível em: http://doi.acm.org/10.1145/2702123.2702595i.

TIMMERMANN, G. K.; GONZÁLEZ, F. Mediações que os professores e alunos estabelecem com o conteúdo da disciplina de Algoritmos de cursos superiores: estudo de caso. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Vol. 5, No. 1, pp. 1295-1305, 2016. Disponível em http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2016.1295.

VENTURA, P. P. B.; DE CASTRO FILHO, J. A. Relações sociais em comunidades virtuais de aprendizagem. In Anais do workshop de informática na escola 2010. WIE 2010. Vol. 1, No. 1, pp. 1235–1244, 2010. SBC. Disponível em http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/2046.

WAYCOTT, J. et al. Not for me: Older adults choosing not to participate in a social isolation intervention. In: Proceedings of the 2016 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems. New York, NY, USA: ACM, 2016. (CHI ’16), p. 745–757. ISBN 978-1-4503-3362-7. Disponível em: http://doi.acm.org/10.1145/2858036.2858458i.

YEROUSIS, G. et al. Computer-enabled project spaces: Connecting with Palestinian refugees across camp boundaries. In: Proceedings of the 33rd Annual ACM, Conference on Human Factors in Computing Systems. New York, NY, USA: ACM, 2015. (CHI ’15), p. 3749–3758. ISBN 978-1-4503-3145-6. Disponível em: http://doi.acm.org.ez93.periodicos.capes.gov.br/10.1145/2702123.2702283i.

Downloads

Publicado

2019-10-23

Como Citar

MARTINS, S. W.; ISHITANI, L.; MOL, A. M.; GIOVANI, L. A.; DUQUE, E. M.; MACHADO, M. C.; NEVES, D. E. A etnografia como método de pesquisa em Informática na Educação: Revisão Sistemática de Literatura. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 22, n. 2, 2019. DOI: 10.22456/1982-1654.87356. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/87356. Acesso em: 28 mar. 2024.