Objetos de Aprendizagem de Autoria Coletiva: uma concepção possível na EaD?
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.86624Resumo
Esse estudo tem como objetivo empreender uma reflexão teórica sobre as práticas educativas que norteiam a construção de objetos de aprendizagem (OA) de autoria coletiva na educação a distância (EaD) diante das questões e desafios de reconstrução na formação humana. Trata-se de investigar, nas percepções de três coordenadoras de cursos a distância, se há como estabelecer relações associativas entre a construção de OA pelos participantes desses cursos e a formação da inteligência coletiva. O ensaio apresenta um panorama da constituição de OA em referenciais brasileiros e estrangeiros, por meio de um enfoque hermenêutico e de uma abordagem construtivo-colaborativa de experiências e concepções das professoras coordenadoras. Concluímos que a preocupação com a construção de OA de autoria coletiva contribui para a renovação dos diversos campos de saber, gerando benefícios formativos e contradições sobre os significados e os sentidos dos conhecimentos nas ações, inter-relações e atuações pedagógicas.Downloads
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