Educação de Jovens e Adultos na Cultura Digital

Autores

  • Grazielle Eloisa Balduino Universidade Federal de Uberlândia UFU
  • Arlindo José De Souza Junior FAMAT/UFU
  • Iraides Reinaldo Escola Municipal

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.43608

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Blog, Educação Matemática, Etnomatemática.

Resumo

Esse presente trabalho foi realizado com turmas de sétima e oitava séria da Educação de Jovens e Adultos (EJA) numa escola municipal. A escolha dos temas partiu da necessidade de inclusão tanto digital quanto cultural visto que a maioria dos alunos das turmas apresentava mínima ou até nenhuma formação digital e informação cultural sobre culinária africana. Os objetivos principais do projeto foram: incluir jovens e adultos na educação digital, principalmente nas redes de informação e comunicação (blog); evidenciar o processo de autoria dos alunos; conhecer e discutir sobre a culinária africana e sua influencia na história das receitas típicas brasileiras; elaborar atividades da disciplina de Matemática relacionando-as com as receitas; disponibilizar jogos, informações extras e vídeos relativos aos temas do projeto para contemplas outras áreas do conhecimento. A metodologia adotada foi à construção de um blog para cada uma das duas turmas envolvidas no projeto com a finalidade de hospedar as atividades das comidas africanas, pesos e medidas e cálculos matemáticos. A Etnomatemática, as mídias, fizeram parte dessa construção coletiva do conhecimento onde cada participante teve o seu papel como sendo principal e mais ainda fundamental em todas as etapas do projeto que ainda deixa vários vieses de continuação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Grazielle Eloisa Balduino, Universidade Federal de Uberlândia UFU

Pesquisadora na area de educação e educação Matemática; Graduada em Matemática pela Faculdade de Matemática - UFU

Downloads

Publicado

2014-12-28

Como Citar

BALDUINO, G. E.; DE SOUZA JUNIOR, A. J.; REINALDO, I. Educação de Jovens e Adultos na Cultura Digital. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 17, n. 2, 2014. DOI: 10.22456/1982-1654.43608. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43608. Acesso em: 28 mar. 2024.