Aulas práticas síncronas na EAD: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.111762Palavras-chave:
Webprática, Educação a distância, Educação on-line, Educação Profissional, Metodologias ativasResumo
Este relato apresenta uma experiência da Especialização em Tecnologias para Educação Profissional, do Instituto Federal de Santa Catarina. Para elaborá-lo foram coletados os materiais usados na elaboração de uma aula prática a distância e analisados os dados da avaliação dos estudantes, procedendo-se, por fim, com uma discussão à luz da literatura. Busca-se detalhar como a prática foi planejada, produzida e realizada. Durante a aula, os professores orientaram cerca de 150 estudantes na criação de um vídeo sobre os conteúdos da disciplina de Produção de Recursos Educacionais, utilizando uma ferramenta de autoria online. Ao final da aula, os estudantes compartilharam seus vídeos e avaliaram a prática. A maioria deles concorda que a atividade contribuiu para o seu aprendizado e sua formação profissional, que a estratégia didática utilizada foi envolvente e os faz querer continuar no curso, que houve equilíbrio entre teoria e prática e que foi fácil entender a dinâmica utilizada.Downloads
Referências
BATES, A. W. Teaching in a Digital Age: guidelines for designing teaching and learning. UK: BC Open Textbooks, 2015. Disponível em: https://opentextbc.ca/teachinginadigitalage/. Acesso: 22 fev. 2020.
BRASIL. Decreto nº 9057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.. . Brasília, 25 maio 2017.
CACHEIRO-GONZALEZ, M. L.; MEDINA-RIVILLA, A.; DOMINGUEZ-GARRIDO, M. C.; MEDINA-DOMINGUEZ, M. The Learning Platform in Distance Higher Education: Student’s Perceptions. Turkish Online Journal of Distance Education, v. 20, n. 1, p. 71-95, jan. 2019.
CORDÃO, F. A.; MENEZES, S. M. C. Desafios da educação a distância brasileira. Boletim Técnico do Senac, v. 42, n. 2, p. 136-145, 30 ago. 2016.
LENGERT, C.; BLEICHER, S.; MINUZI, N. O Modelo de Rotação por Estações Adaptado para Uso em Webconferência na Educação a Distância. Pleiade, v. 14, n. 30, p. 23-35, jan-jun. 2020.
MELLO, C. A. S.; MENDONÇA, I. T. M.; JULIANI, D. P.; BLEICHER, S.; LENGERT, C.; LINDNER, L. H.; POSSA, A. D.; COMARELA, R. L. Webprática: experimentação de recursos educacionais nas interações síncronas em cursos ead. In: REUNIÃO ANUAL DOS DIRIGENTES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, 42., 2018, Búzios. Anais [...]. Búzios: If Fluminense, 2018. p. 1-2. CD-ROM.
MENDONÇA, I. T. M.; GRUBER, C. Interação síncrona na Educação a Distância a partir do olhar dos estudantes. Informática na Educação: teoria & prática, [S.L.], v. 22, n. 2, p. 159-174, 23 out. 2019. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
TEDPRO. Criação de vídeos educacionais usando Adobe Spark - Webprática UC Produção 27/05/2020 - Pós Tedpro. 2020. Disponível em: https://youtu.be/o25Jh5g3WUY. Acesso em: 12 fev. 2021.