Relato de experiência do uso da plataforma Google Classroom no curso de jornalismo

Autores

  • Isis Nalba Albuquerque Cardoso Universidade Federal de Alagoas
  • Cleide Jane de Sá Araújo Costa Universidade Federal de Alagoas
  • Fernando Silvio Cavalcante Pimentel Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.102215

Palavras-chave:

Educação, Google classroom, Ambiente virtual de aprendizagem, Jornalismo, Cinema

Resumo

O artigo descreve a experiência de utilização da plataforma Google Classroom como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) junto aos estudantes da disciplina de oficina de produção audiovisual, ofertada nas turmas 2018.2 e 2019.1, no turno noturno do curso de graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Os objetivos foram aprofundar os conhecimentos acerca do cinema e audiovisual, complementar as aulas presenciais, além de otimizar o tempo e o interesse dos alunos nas aulas. Foram trabalhados conteúdos voltados ao audiovisual, com foco para o cinema e, em especial, as produções alagoanas. Todas as postagens e interações no ambiente virtual foram avaliadas. A culminância da disciplina se deu com a produção de curtas metragens sobre temáticas diversas.

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Biografia do Autor

Isis Nalba Albuquerque Cardoso, Universidade Federal de Alagoas

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (PPGE - UFAL). Especialização em Assessoria de Comunicação e Identidade Organizacional pela Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Alagoas (ESAMC). Especialização em Estratégias Didáticas para o uso das TIC na Educação Básica (UFAL). Graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Cleide Jane de Sá Araújo Costa, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação (Université de Provence Aix-Marseille I, 2002) e em Linguística (UFAL, 2002), mestre em psicologia (Université de Provence Aix-Marseille I, 1996), Bacharel em Administração (UFPB, 1989), licenciada em Psicologia (UEPB, 1990). Atualmente é professor Assocoado I do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, atuando no Programa Modelagem Computacional do Conhecimento (IC) e Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, na linha de pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (PPGE). Coordena e orienta pesquisa. Possui publicações nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Educação a Distância e Tecnologia da Informação e Comunicação na educação, com ênfase nos seguintes temas: Interação online, Avaliação da aprendizagem online, tutoria, concepção e elaboração de material didático, gestão, formação do professor.

Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação (UFAL - 2015); Mestre em Educação Brasileira (UFAL - 2010), especialista em Tecnologias em Educação e Docência do Ensino Superior. Graduado em Pedagogia (Licenciatura). Foi professor da Educação Básica em escolas particulares, tutor no programa de formação continuada da Secretaria de Educação a Distância (MEC), professor tutor 1 na Universidade Tiradentes e professor no Governo do Estado de Alagoas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, jogos digitais na educação, gamificação, metodologias ativas, educação online, webquest, tutoria e avaliação. Foi Vice-coordenador da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância e Coordenador Adjunto da UAB/UFAL. Integrante do banco de avaliadores institucionais do INEP, atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e líder do Grupo de Pesquisas Comunidades Virtuais - Ufal. Integrante do Grupo de Trabalho Educação mediada por Tecnologias na Universidade Federal de Alagoas.

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

CARDOSO, I. N. A.; COSTA, C. J. de S. A.; PIMENTEL, F. S. C. Relato de experiência do uso da plataforma Google Classroom no curso de jornalismo. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 23, n. 3 Set/Dez, 2020. DOI: 10.22456/1982-1654.102215. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/102215. Acesso em: 29 mar. 2024.