CMTool: facilitando a aprendizagem significativa em sala de aula

Autores

  • Francisco Edson Lopes da Rocha Universidade Federal do Pará
  • Júlio Valente da Costa Júnior Universidade Federal do Pará
  • Eloi Luiz Favero Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.9630

Palavras-chave:

Ontologia de Domínio. Algorítmo Genético. Aprendizagem Significativa. Mapas Conceituais. Avaliação da Aprendizagem.

Resumo

Na área de educação escolar, muitos pesquisadores compartilham a idéia segundo a qual o processo educativo por ser substancialmente melhorado com o uso de tecnologias resultantes dos avanços na Ciência da Computação. Estas tecnologias permitem construir ambientes computacionais destinados a facilitar o ensino, a aprendizagem e a avaliação da aprendizagem. Neste artigo apresentamos um destes ambientes: o CMTool. Sua base educacional teórica é a aprendizagem significativa e as principais ferramentas computacionais usadas para implementá-lo são ontologias de domínio e um algorítmo genético (AG); seu foco principal é avaliação da aprendizagem mediada por mapas conceituais (MCs). No CMTool, ontologias de domínios - desenhadas por professores para os tópicos das disciplinas - são pesquisadas por um AG, o qual constrói populações de MCs. Estas populações são semanticamente comparadas aos MCs que os estudantes submetem para avaliar suas aprendizagens. A avaliação, feita desta forma, leva e conta o caráter idiossíncrático da aprendizagem de cada estudante.

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Publicado

2005-08-07

Como Citar

DA ROCHA, F. E. L.; JÚNIOR, J. V. da C.; FAVERO, E. L. CMTool: facilitando a aprendizagem significativa em sala de aula. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 8, n. 1, 2005. DOI: 10.22456/1982-1654.9630. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9630. Acesso em: 29 mar. 2024.