Engendramento coletivo-singular na formação de professores

Autores

  • Sheyla Costa Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande-FURG

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.9608

Resumo

O presente trabalho é uma reflexão sobre os sa- beres e práticas docentes em uma rede de conversação vir- tual na qual, o coletivo-singular se engendra para sustentar a formação dos professores. Defende-se hipótese de que as transformações nos saberes e práticas dos professores decorrem de uma experiência em redes de conversação que incluem modos de conviver, de interagir, de coorde- nar ações e de tomar essas coordenações em objetos de reflexão. Para sustentar as ações e a experiência vivida, é realizada uma conversa teórica com os autores Maturana, Varela e Tardif, com ênfase nos conceitos transformação na convivência, enação e cultura docente em ação. Para tanto, discute-se diferentes perspectivas em relação a formação de professores, apontando a que enfoca a formação singu- lar do sujeito professor e a que o coletivo aparece em uma dimensão que possibilita ao professor aprender constante- mente com a experiência, construindo saberes e práticas durante os percursos profissionais individuais ou coleti- vos; e uma terceira perspectiva de conversação acoplada às tecnologias e seus devires possíveis no engendramento coletivo-singular na qual os professores podem conversar ao longo de um caminho cíclico utilizando a rede como um laço de realimentação.

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Publicado

2010-03-05

Como Citar

RODRIGUES, S. C. Engendramento coletivo-singular na formação de professores. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 12, n. 2, 2010. DOI: 10.22456/1982-1654.9608. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9608. Acesso em: 19 abr. 2024.