Da Cibernética à Autopoiesis: continuidades e descontinuidades

Autores

  • Maria Clara Costa Oliveira Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.9553

Palavras-chave:

Autopoiesis. Cibernética. Aprendizagem. Educação.

Resumo

O artigo tem por finalidade refletir como a teo- ria da autopoiesis foi influenciada pela Cibernética, e como ambas contribuíram para o esclarecimento da interacção entre os fenómenos de aprendizagem e os de educação. A metodologia utilizada é de tipo hermenêutica. Discute-se o surgimento da Cibernética. As três cibernéticas até aos anos 80-90. Cibernética e Biologia. As continuidades e des- continuidades entre a autopoiesis biológica e a auto-regula- ção cibernética. Aprendizagem e auto-produção de sentido, via acopulamentos estruturais. Observação e Educação. Em conclusão evidencia-se que existem incongruências lógicas e epistémicas entre o estudo da auto-regulação cibernéti- ca e o das autopoiesis biológicas; que a conceitualização da cibernética de 2ª ordem foi especialmente importante para a compreensão da dimensão observacional na teoria autopoiética, da qual decorre a educação; que os processos de educação só produzem aprendizagem efetiva quando os educadores e/ou conteúdos informacionais possibilitam um reforço, uma criação, ou uma flexibilização de sentido auto- poiético do educando. The purpose of this article is to reflect how the autopoiesis theory was influenced by the cybernetics and as both contributed to the explanation of the interaction between learning and education phenomenon. We used hermeneutical methodology. We discuss the cybernetic’s emergence. The three cybernetics until 80-90. Cybernetics and biology. Continuities and discontinuities between the biological autopoiesis and the cybernetic self-regulation. Learning, individual’s and community’s self production of meaning, through structural couplings. Observation and Education. In conclusion, we point logical and epistemic in- congruities between the study of cybernetic self-regulation and the one of the biological autopoiesis; that some con- cepts of cybernetics of 2nd order were especially important for the understanding of the observational dimension in the autopoiesis theory of which elapses education; that edu- cation processes only produce effective learning when the educators and/or informational contents make possible a reinforcement, a creation, or a flexiblization of the other person’s autopoietic meaning. Keywords: Autopoiesis. Cybernetics. Learning. Education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-03-05

Como Citar

OLIVEIRA, M. C. C. Da Cibernética à Autopoiesis: continuidades e descontinuidades. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 12, n. 2, 2010. DOI: 10.22456/1982-1654.9553. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9553. Acesso em: 29 mar. 2024.