Textos Informativos no AVA: Praticando Leitura e Interpretação nas Aulas de Química do Ensino Médio

Autores

  • Ciléia Rodrigues Universidade Federal de Santa Maria
  • Ricardo Andreas Sauerwein
  • Daniele Correia

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.95322

Palavras-chave:

Leitura e Interpretação. Ensino de Química. TDIC.

Resumo

Neste trabalho, apresentamos um conjunto de atividades de leitura, desenvolvidas com estudantes da 3ª série do Ensino Médio de uma escola da rede pública de ensino, por meio da qual procuramos desenvolver as habilidades de leitura e interpretação. Desta forma, utilizamos textos de caráter informativo que trouxeram assuntos e curiosidades relacionados aos conteúdos de Química Orgânica. Para a realização dessas atividades de leitura, pensamos em uma abordagem que estivesse inserida no cotidiano dos estudantes e que estimulasse suas autonomias perante o processo de aprendizagem. Assim, as atividades foram disponibilizadas aos estudantes em um site administrado pelos autores. Os resultados apontam que os discentes apresentam baixa proficiência em leitura e interpretação. Contudo, tais dificuldades parecem poder ser superadas com a inserção de atividades sistemáticas e periódicas de leitura relacionadas a assuntos relevantes à formação dos alunos.

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Publicado

2020-11-22

Como Citar

RODRIGUES, C.; SAUERWEIN, R. A.; CORREIA, D. Textos Informativos no AVA: Praticando Leitura e Interpretação nas Aulas de Química do Ensino Médio. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 23, n. 2 Mai/Ago, 2020. DOI: 10.22456/1982-1654.95322. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/95322. Acesso em: 29 mar. 2024.