Desafios e estratégias no trabalho do professor-formador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.94637

Palavras-chave:

Educação a Distância. Docência. Professor-formador.

Resumo

Este artigo tem o escopo de equacionar os desafios encontrados pelo professor-formador de disciplinas virtuais, na consecução do seu trabalho de construir material didático para a Educação a Distância (EAD). Os resultados encontrados, ainda parciais, provêm de inferências sobre as competências que o professor-formador deve desenvolver, para a perfeita e confortável consecução do seu labor. O artigo representa, assim, um esforço teórico, cujo resultado deverá subsidiar uma investigação mais ampla sobre o fenômeno da polidocência e suas implicações para a atividade docente, na EAD. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de prospecção, fundamentada na literatura contemporânea disponível sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alfons Heinrich Altmicks, Universidade Católica do Salvador

Graduado em Comunicação Social (UCSal) e em Pedagogia (FAZAG). Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior (UCSal), em Educação e Novas Tecnologias (ESAB), em Ludopedagogia (FETREMIS) e em Educação e Direitos Humanos (UFBA). Mestre em Ciências da Educação (USC). Mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social (UCSal). Docente integrante dos quadros da Universidade Católica do Salvador.

Referências

ABREU E LIMA, Denise; MILL, Daniel. Reflexões sobre autonomia e limitações nas relações polidocentes na educação a distância. Teoria e Prática da Educação. V. 16, N. 1, pp. 33-46, Jan./Abr. 2013

BARROS, Daniela Melaré Vieira Barros. Estilos de uso do espaço virtual: como se aprende e se ensina no virtual? Inter-Ação, Rev. Fac. Educ. UFG, v.34, n. 1, jan./jun. 2009, p. 51-74. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/download/6542/4803 Acesso em 05 mar. 2018.

BELLONI, Maria Luiza. Mídia-educação e educação a distância na formação de professores. In: MILL, Daniel; PIMENTEL, Nara (Org.). Educação a Distância: desafios contemporâneos. São Carlos: EdUFSCar, 2013, p. 245-265.

CAMPOS, Luciano Teixeira. O olhar sob a rede. Recife: Maná, 2002.

COELHO FILHO, José Teixeira. O que é indústria cultural? 14ª. ed., São Paulo: Brasiliense, 1991. (Col. Primeiros Passos; V. 8).

CORDEIRO, Bernadete M. P.; ROSA, Cynthia; FREITAS, Marilene de. Educação a distância e o conteudista: uma relação dialógica. In.: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÂO A DISTÂNCIA, ABED. Anais do 4º Seminário Nacional de Educação a Distância. Brasília: ABED, 2006. Disponível em < http://www.abed.org.br/seminario2006/pdf/tc034.pdf>, acesso em 10 jun. 2018.

FREITAS, Maria Teresa Menezes; FRANCO, Aléxia Pádua. Os desafios de formar-se professor formador e autor na Educação a Distância. Educar em Revista, Curitiba. Edição Especial, n. 4, p. 149-172, dez 2014.

GARCÍA ARETIO, Lorenzo. Educación a distancia y virtual: calidad, disrupción, aprendizajes adaptativo y móvil. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, Madri, v. 20, n. 2, p. 09-25, 2017.

MCLUHAN, Marshall Herbert. Os meios de comunicação como extensão do homem. São Paulo: Cultrix, 1969.

MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 16ª Ed., São Paulo: Atlas, 2014.

MILL, Daniel (Org.). Escritos sobre educação: desafios e possibilidades para ensinar e aprender com as tecnologias emergentes. São Paulo: Paulus, 2013.

MILL, Daniel; RIBEIRO, Luís Roberto de Camargo; OLIVEIRA, Márcia Rozenfeld Gomes de (Org.). Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques. São Carlos: EdUFSCar, 2010.

PAULA, Alessandra de et al. O desafio docente na elaboração de material didático para cursos de graduação em EaD. In.: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÂO A DISTÂNCIA, ABED. Anais do 12º Seminário Nacional de Educação a Distância. Brasília: ABED, 2012. Disponível em < http://www.abed.org.br/congresso2012/anais/377b.pdf>, acesso em 10 jun. 2018.

PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues; MORAES, Raquel de Almeida; TERUYA, Teresa Kazuko. (org.) Educação a distância (EaD): reflexões críticas e práticas. Uberlândia: Navegando Publicações, 2017.

RIPA, Roselaine. Reflexões sobre o “ser professor” na Ead: estamos diante de uma descaracterização do trabalho docente? Comunicações. Piracicaba, a. 22, n. 3, pp. 75-85, jul/dez, 2015.

SACRAMENTO, Igor; MATHEUS, Letícia Cantarela. História da Comunicação: experiências e perspectivas. Rio de Janeiro: Mauad, 2014.

SETTON, Maria da Graça. Mídia e educação. São Paulo: contexto, 2011.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

ALTMICKS, A. H. Desafios e estratégias no trabalho do professor-formador. Informática na educação: teoria &amp; prática, Porto Alegre, v. 22, n. 3 Set/Dez, 2019. DOI: 10.22456/1982-1654.94637. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/94637. Acesso em: 12 ago. 2022.