Protótipo do jogo educativo 2D: Folcjapu, sobre folclore brasileiro “Lenda do Japuaçu”, utilizando metodologia RETAIN

Autores

  • Gelson Firmino Junior Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Sarah Galatto Cancillier Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Pedro Gabriel Ambrosio Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Lucas Vieira Machado Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Kristian Madeira Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • João Alberto Ramos Batanolli Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Paulo João Martins UNESC – Universidade do Extremo sul Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.93948

Palavras-chave:

Jogos digitais, Folclore brasileiro, Japuaçu, Protótipo, RETAIN

Resumo

Os jogos digitais são uma das principais formas de expressão e entretenimento, e que a cada dia crescem seu campo de atuação. Uma dessas categorias chama-se Serious Games, onde o jogo é visto como dispositivo educacional, auxiliando na motivação para atingir objetivos, no desenvolvimento de estratégias, tomadas de decisões, entre outros. Neste trabalho foi desenvolvido um protótipo nesta linha, com um propósito de aprendizagem do folclore brasileiro, especialmente a Lenda do Japuaçu. Assim, o protótipo visa valorizar e ensinar elementos da cultura brasileira de forma lúdica. Utilizou-se o Unity 3D como motor gráfico, possibilitando a criação do protótipo e sua mecânica. A metodologia de construção e avaliação empregada chama-se RETAIN, a qual auxilia pesquisadores, desenvolvedores e educadores nos processos de criação e avaliação de Serious Games. A partir de sua aplicação coletaram-se dados para auxiliar na determinação de eficiência do jogo, tendo uma pontuação de 54,2 pontos, dos 63 disponíveis.

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Biografia do Autor

Gelson Firmino Junior, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Graduado em Ciências da Computação

Sarah Galatto Cancillier, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Graduanda de Matemática Licenciatura Plena

Pedro Gabriel Ambrosio, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Licenciado em Matemática

Kristian Madeira, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Docente dos cursos de Ciência da Computação e Matemática

João Alberto Ramos Batanolli, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Docente de Humanidades

Paulo João Martins, UNESC – Universidade do Extremo sul Catarinense

Docente do curso de Ciência da Computação da UNESC

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Publicado

2020-11-22

Como Citar

FIRMINO JUNIOR, G.; GALATTO CANCILLIER, S.; AMBROSIO, P. G.; VIEIRA MACHADO, L.; MADEIRA, K.; RAMOS BATANOLLI, J. A.; MARTINS, P. J. Protótipo do jogo educativo 2D: Folcjapu, sobre folclore brasileiro “Lenda do Japuaçu”, utilizando metodologia RETAIN. Informática na educação: teoria &amp; prática, Porto Alegre, v. 23, n. 2 Mai/Ago, 2020. DOI: 10.22456/1982-1654.93948. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/93948. Acesso em: 13 ago. 2022.