Refletindo sobre processos educativos em ambientes virtuais à Luz da Biologia do Conhecer
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.9347Palavras-chave:
Biologia do Conhecer, processos educativos, ambientes virtuais de aprendizagemResumo
Apresentamos, em linhas gerais, a perspectiva teórica da Biologia do Conhecer, uma concepção de ambientes virtuais de aprendizagem e uma discussão a respeito da contribuição dessa teoria para entender os processos educativos que podem surgir nesses ambientes. Para tanto, são apresentados e discutidos conceitos desta abordagem, os quais fornecem sustentação teórica para concebermos ambientes virtuais como sistemas autopoiéticos e, portanto, vivos. Assim, são considerados os conceitos de cognição, de emoção e de linguagem, destacando que educar, pela perspectiva desse arcabouço teórico, é criar, realizar e validar na convivência um modo particular de conviver. Na perspectiva das considerações apresentadas, conceber processos educativos mediados por ambientes virtuais de aprendizagem requer a configuração de espaços de convivência de modo que os atores do processo possam fluir juntos no conviver, numa história de interações recorrentes.Downloads
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Publicado
2010-03-05
Como Citar
SOARES, E. M. S.; RECH, J. Refletindo sobre processos educativos em ambientes virtuais à Luz da Biologia do Conhecer. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 12, n. 2, 2010. DOI: 10.22456/1982-1654.9347. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9347. Acesso em: 29 mar. 2024.
Edição
Seção
Artigos