A Percepção na Perspectiva da Biologia do Hominizar

Autores

  • Heródoto F. Bento-DeMello Universidade Federal de Santa Catarina
  • Francisco Antônio Pereira Fialho Universidade Federal de Sana Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.9330

Palavras-chave:

Biologia do Conhecer, Epistemologia, Design Matríztico

Resumo

A Biologia do Hominizar é uma construção teórica no âmbito da Biologia do Conhecer voltada para o estudo da constituição do fenômeno humano. Esta abordagem percebe que não nascemos seres humanos, mas que nos hominizamos enquanto seres hominizados particulares nos domínios em que surgimos como tal, os domínios do hominizar. Da mesma forma, surge conosco um modo particular de observar o mundo que co-surge conosco. Neste quadro teórico o observar é percebido como local, precário, provisório e incompleto, porque derivado de um processo constitutivo circular, recorrente, fechado. Apresentamos como se dá o processo recorrente de constituição do observador e de seu observar, de forma a possibilitar que se conceba processos cognitivamente efetivos de constituição do observador e de seu observar aplicáveis em quaisquer fazeres humanos, tais como o ensinar, o aprender, o conceber artefatos e habitats para cada domínio do hominizar et cetera.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heródoto F. Bento-DeMello, Universidade Federal de Santa Catarina

Aluno de pós-doc do programa de pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Professor do Depto de Ciência da Computação da Universidade Estadual do Centro-Oeste, PR

Francisco Antônio Pereira Fialho, Universidade Federal de Sana Catarina

Professor do Depto de Gestão de Conhecimento. Professor do Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento.

Downloads

Publicado

2010-03-05

Como Citar

BENTO-DEMELLO, H. F.; PEREIRA FIALHO, F. A. A Percepção na Perspectiva da Biologia do Hominizar. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 12, n. 2, 2010. DOI: 10.22456/1982-1654.9330. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9330. Acesso em: 19 abr. 2024.