Uso de Laboratórios Remotos no Brasil: uma revisão sistemática

Autores

  • Carinna Nunes Tulha Universidade Estadual de Campinas
  • Marco Antonio Garcia de Carvalho Universidade Estadual de Campinas
  • Vitor Rafael Coluci Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.90543

Palavras-chave:

Experimentação Remota, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, EaD, STEM.

Resumo

Laboratórios remotos são ferramentas computacionais de apoio à educação consolidadas na literatura. Esta ferramenta possibilita a realização de atividades práticas via internet. Neste trabalho, realizou-se uma revisão sistemática, visando verificar o estado da arte atual da utilização dos laboratórios remotos na educação brasileira. O levantamento de estudos foi realizado em bases interdisciplinares de dados, devido ao caráter educacional e computacional da pesquisa. No total foram encontrados 23 artigos, sendo identificado dois possíveis focos descritivos, (i) técnicos, incluindo desenvolvimento e arquitetura dos experimento, ou (ii) didático, descrevendo atividades e avaliações em sala de aula. Os experimentos remotos encontrados são voltados a disciplinas da área de STEM (acrônimo em inglês para Ciências, Tecnologia e Engenharia). Também foi possível notar que, apesar de adaptáveis a diferentes níveis educacionais, há tendência de validação desta ferramenta no ensino superior.

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Publicado

2019-10-23

Como Citar

TULHA, C. N.; CARVALHO, M. A. G. de; COLUCI, V. R. Uso de Laboratórios Remotos no Brasil: uma revisão sistemática. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 22, n. 2, 2019. DOI: 10.22456/1982-1654.90543. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/90543. Acesso em: 29 mar. 2024.