Metodologias ativas na educação: problemas, projetos e cooperação na realidade educativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.88792

Palavras-chave:

Metodologias ativas, aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem baseada em projetos, Aprendizagem cooperativa

Resumo

As reflexões contemporâneas sobre os processos educativos relacionam a necessidade de mudança didática através da educação crítica, contextualizada e significativa, onde as metodologias ativas têm contribuído na discussão. Como se dão estas práticas? Quais seus limites e possibilidades? Quais outras aproximações teóricas podem nos ajudar a melhor compreender as possibilidades do uso destas metodologias? O presente estudo tem por objetivo descrever as metodologias de aprendizagem baseada em projetos e em problemas. Seus demais objetivos são apresentamos as diferenças entre as duas metodologias e realizamos uma análise de aproximação teórica entre os métodos e a aprendizagem cooperativa. A partir dos estudos utilizando o método bibliográfico entendemos que os métodos escolhidos se apresentam como vantajosos para os educadores que desejam fomentar a autonomia, a colaboração e a contextualização dos conteúdos a serem explorados com forte imbricação através da abordagem cooperativa.

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Biografia do Autor

Jeferson Antunes, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará, Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER) e graduando em Administração Pública na Universidade Federal do Cariri. Graduado na Universidade Regional do Cariri em Licenciatura Plena em História (2007), realizando pesquisas na área de metodologias educativas, ensino cooperativo, jogos cooperativos, tecnologias da informação e da comunicação e áreas afim.

Verônica Salgueiro do Nascimento, Universidade Federal do Ceará

Pós-Doutora no Programa de Pós-graduação em Psicologia UFRJ, Doutora em Educação FACED/UFC, Mestra em Educação FACED/UFC, graduada em Psicologia UFC. Professora adjunta UFC.

Zuleide Fernandes de Queiroz, Universidade Regional do Cariri

Pós-doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora da Universidade Regional do Cariri.

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Publicado

2019-05-30

Como Citar

ANTUNES, J.; NASCIMENTO, V. S. do; QUEIROZ, Z. F. de. Metodologias ativas na educação: problemas, projetos e cooperação na realidade educativa. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 22, n. 1, 2019. DOI: 10.22456/1982-1654.88792. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/88792. Acesso em: 7 dez. 2022.