A etnografia como método de pesquisa em Informática na Educação: Revisão Sistemática de Literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.87356

Palavras-chave:

Etnografia, Revisão Sistemática de Literatura, Pesquisa Qualitativa, Informática na Educação

Resumo

Etnografia é um método de pesquisa qualitativa pouco citado em pesquisas na área de informática na educação no Brasil. Com o objetivo de demonstrar o potencial de utilização deste método e sua aplicação para a comunidade da área no Brasil, foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) na base da Association for Computing Machinery (ACM), avaliando artigos publicados entre 2015 e 2016. O método etnográfico é muito relevante para pesquisas onde o foco está no fator humano, inclusive pesquisas em educação. Assim, consideramos que os resultados deste trabalho podem contribuir para que grupos de pesquisa da área no Brasil conheçam a aplicação do método no contexto internacional, assegurando a assertividade da abordagem etnográfica afim de incentivar sua apropriação pelos pesquisadores área de Informática na Educação, amplificando a confiabilidade dos resultados das pesquisas, e por consequência, beneficiando a prática educacional em seus vários níveis e modalidades.

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Biografia do Autor

Scheila Wesley Martins, PUC-Minas

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1998), Especialista em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras (2002) e Mestre em Ciências pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). É PhD em Ciência e Tecnologia da Informação pelo Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (2012) com especialização em Sistemas Cognitivos e Multimídia e pós doutora em Informática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em 2017. Tem 10 anos de experiência no magistério superior, incluindo o ensino tecnológico, no Brasil, e um ano em cursos de certificação em tecnologia, em Portugal e EUA, tendo atuado na docência e no desenvolvimento de projetos de ensino e de extensão universitária. Como pesquisadora participou de programas de fellowship em diversas universidades (Stanford, 2015, Brown, 2013 e Weirgarhen, 2011) e de projetos de voluntariado para o apoio ao ensino de programação e literacia digital nos Estados Unidos, Portugal e Brasil. Seu domínio de pesquisa é em Computer Science and Education, envolve principalmente projetos de ensino/aprendizagem de programação, licenciatura em informática, edutainment e literacia digital. Atualmente leciona na University of Houston-Victoria (UHV).

Lucila Ishitani, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas

graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Atualmente é professora adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, atuando no Programa de Pós-graduação em Informática e no bacharelado em Sistemas de Informação e Engenharia de Computação. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente na área de informática na educação, objetos de aprendizagem e jogos digitais

Artur Martins Mol, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas

Doutorando pela PUC-MG, possui Mestrado em Informática pela PUC-MG, especialização em Administração de Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Lavras, graduação em Ciência da Computação pelo Centro Universitário de Belo Horizonte. Pesquisador com ênfase nas áreas de Desenvolvimento de Jogos Digitais, Usabilidade de Sistemas, Desenvolvimento de aplicações Móveis. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Multimídia, atuando principalmente nos seguintes segmentos: Multimídia para web, dispositivos móveis, desenvolvimento de jogos eletrônicos e desenvolvimento de sites dinâmicos

Ezequiel Mendes Duque, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas

Doutorando em Informática na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Possui Mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2016), MBA em Gestão Empresarial também pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (2011) e graduação em Computação - Sistemas de Informação pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (2009). Leciona no IGTI para Pós Graduação em Banco de Dados, no Centro Universitário do Leste de Minas Gerais para o curso de Sistemas de Informação e nos cursos de Engenharia e na FAMEV para o Curso Superior de Pedagogia. É organizador do Congresso Nacional de Profissões em Tecnologia da Informação (CONAPTI). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando com projetos sociais na área de TI.

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Publicado

2019-10-23

Como Citar

MARTINS, S. W.; ISHITANI, L.; MOL, A. M.; GIOVANI, L. A.; DUQUE, E. M.; MACHADO, M. C.; NEVES, D. E. A etnografia como método de pesquisa em Informática na Educação: Revisão Sistemática de Literatura. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 22, n. 2, 2019. DOI: 10.22456/1982-1654.87356. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/87356. Acesso em: 6 out. 2022.