EXPERIMENTOS DE IMAGEM E MOVIMENTO

Autores

  • Vanessa Elicker Fredrich Universidade Federal de Santa Maria
  • Carlise Scalamato Duarte Universidade Federal de Santa Maria.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.87097

Palavras-chave:

Dança, Tecnologia, Audiovisual

Resumo

Este artigo é resultado do trabalho de conclusão do curso de Dança Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria em 2017: “Dança e tecnologia- criação e composição coreográfica através de experimentos audiovisuais”. A pesquisa teve como objetivo compreender a interrelação da câmera com a dança. O referencial teórico utilizado foram as obras de Machado (2003), Silva (2009), Santana (2006), Spanghero (2003) e Duarte (2010). Os conceitos adotados para o experimento foram: imagem especular,(KILPP, 2005);a dialética do olhar (HUBERMAN, 1998). O problema norteador foi: Como se constitui a interrelação da câmera com o movimento do corpo que dança? Nesta perspectiva, propomos a criação de uma videodança que implicasse na participação de uma dançarina e na percepção dela de sua imagem captada pela câmera e projetada simultâneamente, como também refletida em diferentes superfícies. Consideramos que a interrelação da câmera com a dança se constitui no encontro entre elas e o ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Elicker Fredrich, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Dança Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria em 2018.Desenvolveu projeto de Dança com alunos surdos em escola pública da cidade de Santa Maria. Seu trabalho de Conclusão de Curso buscou interrelações entre dança e tecnologia audiovisual. É mestranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais na área de Arte Contemporânea, sobre a linha de pesquisa Arte e Tecnologia.

Carlise Scalamato Duarte, Universidade Federal de Santa Maria.

Bacharel e Licenciada em Dança pela Faculdade de Artes do Paraná (UNESPAR/Curitiba Campus II/FAP). Especialista em Corpo Contemporâneo pela FAP. Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), na linha de pesquisa Mídia e Processos Audiovisuais. Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na linha de pesquisa Cultura e Significação. Professora e Coordenadora do Curso de Dança- Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Coordena o Grupo de Pesquisa em Audiovisualidades da Dança (GPAD) - linha de pesquisa Dança e Tecnologias Digitais. Associada a ANDA (Associação Nacional de Pesquisadores em Dança). Bailarina, Coreógrafa, Professora e Pesquisadora. Pesquisa: Dança, Cultura Digital, Corpo, Audiovisual e Semiótica da Cultura.

Referências

AUMONT, Jaques; MARIE, Michel. Dicionário teórico e crítico de cinema. Trad. Eloisa Araújo Ribeiro. -5ª ed. – Campinas, SP: Papirus 2012.

CERBINO,Beatriz e MENDONÇA,Leandro. AUDIOVISUAL, VIDEODANÇA E DANÇA: CONCEITOS E DEVORAMENTOS .In.: Anais da ANPAP, 2011. Disponível em: http://www.anpap.org.br/anais/2011/pdf/cpa/beatriz_cerbino.pdf

COUCHOT. Edmond. A tecnologia na arte: da fotografia à realidade virtual; traduzido por Sandra Rey – Porto Alegre : Editora da UFRGS, 2003. Cap. V.

DIDI-HUBERMANN, Gerorges.O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 1998.

KILPP, Suzana. Mundos televisivos.Porto Alegre.Editora: Armazem digital, 2005.

MACHADO, Arlindo. A ARTE DO VÍDEO. Editora brasiliense, 1990.

________. MÁQUINA E IMAGINÁRIO: O Desafio das Poéticas Tecnológicas. Editora da Universidade de São Paulo, 1993.

MIRANDA, Regina. Dança e Tecnologia. Lição de Dança, 2/ Arnaldo Antunes... [et al.} Rio de Janeiro: UniverCidade Editora, 2000. Organização Lições de Dança: Roberto Pereira, Silvia Soter, Vera Aragão.

ROSSINI, Mirian da Silva; ROSÀRIO, Nísia Martins do.; KILP, Suzana, In.: SILVA, Alexandre Rocha da. e ROSSINI, Miriam da Silva.(ORGs.) Do audiovisual as audiovisualidades: convergências e dispersões nas mídias. Asterisco: Porto Alegre, RS, 2009.

Spanghero, Maíra. A DANÇA DOS ENCÉFALOS ACESOS / Apresentação Helena Katz; texto Leda Pereira. São Paulo. Itaú Cultural, 2003. 141 p. : fotos color. - (Rumos Itaú Cultural Transmídia).

TOURINHO, Irene; DIAS, Belidson; IRWIN, Rita; (et. al.) Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia/ . Santa Maria : Ed. Da UFSM, 2013. p. 44-64.

VAZ, Paulo; LISSOVSKY, Maurício. A Vida na tecnologia. Lições de Dança 1. UniverCidade Editora, 2007. Org. Roberto Pereira e Silvia Soter.

VICENTE, Ana Valéria. Pesquisa de campo como prática de criação: uma

possibilidade metodológica. Anais do IV Congresso Nacional de Pesquisadores em

Dança. Goiânia: ANDA, 2016. p. 510-520

Downloads

Publicado

2019-05-30

Como Citar

FREDRICH, V. E.; DUARTE, C. S. EXPERIMENTOS DE IMAGEM E MOVIMENTO. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 22, n. 1, 2019. DOI: 10.22456/1982-1654.87097. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/87097. Acesso em: 12 ago. 2022.