Jogo Digital na inclusão de alunos com deficiência visual
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.86711Palavras-chave:
Jogavox. Inclusão, Deficiência Visual, Jogo digital, LudicidadeResumo
Neste artigo apresentamos o processo de construção de um jogo digital criado de forma participativa com alunos com deficiência visual (cegos e de baixa visão) de uma escola pública de referência do Rio de Janeiro, através do Jogavox, integrado ao Dosvox. O trabalho visa ações pró-ativas de inclusão e um olhar para os atuais discentes nativos digitais, que já incorporam um mundo informatizado e tecnológico. Pesquisas bibliográficas mostram que a temática de jogos digitais é prioritariamente de entretenimento, mas acreditamos ser interessante seu uso para fins pedagógicos. Utilizamos como metodologia a orientação qualitativa no enfoque crítico-participativo, onde os alunos experimentaram e contribuíram na criação desse jogo. Nesse processo, avaliamos o produto educacional como instrumento de aprendizagem e recurso para a evolução da inclusão. Esperamos que este modelo de jogo contribua com o ensino inclusivo de saberes diversos visto que sua usabilidade é simples e possibilita adequações.Downloads
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