Objetos de Aprendizagem de Autoria Coletiva: uma concepção possível na EaD?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.86624

Resumo

Esse estudo tem como objetivo empreender uma reflexão teórica sobre as práticas educativas que norteiam a construção de objetos de aprendizagem (OA) de autoria coletiva na educação a distância (EaD) diante das questões e desafios de reconstrução na formação humana. Trata-se de investigar, nas percepções de três coordenadoras de cursos a distância, se há como estabelecer relações associativas entre a construção de OA pelos participantes desses cursos e a formação da inteligência coletiva. O ensaio apresenta um panorama da constituição de OA em referenciais brasileiros e estrangeiros, por meio de um enfoque hermenêutico e de uma abordagem construtivo-colaborativa de experiências e concepções das professoras coordenadoras. Concluímos que a preocupação com a construção de OA de autoria coletiva contribui para a renovação dos diversos campos de saber, gerando benefícios formativos e contradições sobre os significados e os sentidos dos conhecimentos nas ações, inter-relações e atuações pedagógicas.

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Biografia do Autor

Maristela Vigolo Fontana, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS

Mestra em Educação (UNILASALLE), Técnico em assuntos educacionais na Secretaria de Educação a Distância da UFRGS, membro do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação. E-mail: maristela_vigolo@yahoo.com.br

Elaine Conte, Universidade La Salle/UNILASALLE

Doutora em Educação (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle (UNILASALLE, Canoas). Líder do Núcleo de Pesquisas sobre Tecnologias na Educação - NETE/CNPq e membro do Grupo de Estudos sobre Filosofia da Educação e Formação de Professores - GEFFOP/CNPq. E-mail: elaine.conte@unilasalle.edu.br

Adilson Cristiano Habowski, Universidade La Salle/UNILASALLE

Mestrando em Educação da Universidade La Salle e bolsista da CAPES. Membro do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/CNPq.

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Publicado

2019-05-30

Como Citar

FONTANA, M. V.; CONTE, E.; HABOWSKI, A. C. Objetos de Aprendizagem de Autoria Coletiva: uma concepção possível na EaD?. Informática na educação: teoria &amp; prática, Porto Alegre, v. 22, n. 1, 2019. DOI: 10.22456/1982-1654.86624. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/86624. Acesso em: 16 ago. 2022.