O Uso de Softwares Educativos para Introdução de Lógica de Programação no Ensino de Base e Superior

Autores

  • Gracilene Américo Viana UFPA Campus Cametá
  • Carlos dos Santos Portela UFPA Campus Cametá

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.86079

Palavras-chave:

Softwares Educativos, Lógica de Programação, Metodologias de Ensino

Resumo

A disciplina de Lógica de Programação costuma ter altos níveis de evasão e reprovação. Isto porque a maioria dos alunos não teve um contato anterior com essa disciplina e seus conceitos, como raciocínio lógico e algoritmos. Alguns pesquisadores brasileiros defendem a inserção da Lógica de Programação no ensino de base, assim como ocorre em outros países. Diante deste contexto, esta pesquisa aborda o uso de softwares educativos para apoiar a introdução à lógica e algoritmos tanto no ensino de base quanto no superior. Assim, apresenta-se uma análise de trabalhos que relatam o uso dos softwares Scratch, Robocode e Visualg. Os resultados desta análise apontaram que alguns desses softwares são mais adequados para o ensino fundamental e médio e outros para a graduação. Por fim, sugerem-se propostas de metodologias para adoção dessas ferramentas em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARAL, L.; SILVA, G.; PANTALEÃO, E. Plataforma Robocode como Ferramenta Lúdica de Ensino de Programação de Computadores-Extensão Universitária em Escolas Públicas de Minas Gerais. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), p. 200-208, 2015.

ANDRADE, M.; SILVA, C.; OLIVEIRA, T. Desenvolvendo games e aprendendo matemática utilizando o Scratch. Em: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), 2013.

APOIO INFORMÁTICA. A Linguagem de Programação do VisuAlg. Disponível em http://www.apoioinformatica.inf.br/produtos/visualg. Acesso em Agosto de 2018.

COSTA, L.; BARROS, M. O Ensino da Física no Brasil: Problemas e Desafios. Em: VII Congresso Nacional de Educação (EDUCERE), 2015.

FABRI, J. O Ensino de Lógica de Programação e o Desenvolvimento de Jogos Educacionais: Um Caso Aplicado aos Alunos do Curso de Licenciatura Plena em Matemática. Revista Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, 2007.

FALCÃO, E.; JUNIOR, J. Desenvolvimento de jogos eletrônicos como metodologia de ensino de Programação para alunos do curso de informática do Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú. Em: VIII Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar (MICTI), 2015.

FERREIRA, M.; FILHO, R.; RODRIGUES, F.; SÁ, S; SILVA, J. Robocode: um auxílio no aprendizado da linguagem Java. Em: Encontros Universitários, UFC Quixadá, 2012.

GOMES, J.; CASTILHO, W. Uma Visão de como a Física é ensinada na Escola Brasileira, e a experimentação como estratégia para mudar essa realidade. Em: 1ª Jornada de Iniciação Científica e Extensão do IFTO, 2009.

LEAL, A. Ensino de Programação no Ensino Médio Integrado: Uma Abordagem Utilizando Padrões e Jogos com Materiais Concretos. 2014. Dissertação (mestrado) - Instituto de Informática, Universidade Federal de Goiás, 2014, Goiânia, BR-GO.

LEITE, V.; SENEFONTE, H.; BARBOSA, C.; SEABRA, R. VisuAlg: Estudo de Caso e Análise de Compilador destinado ao ensino de Programação. Nuevas Ideas en Informática Educativa, p. 637-640, 2013.

LIMA, C.; SANTOS, M. A utilização da ferramenta Robocode no aprendizado de linguagem de programação orientada a objetos. Em: III Jornada de Iniciação à Docência (PIBID), 2015, Vitória, BR-ES.

MARCOLINO, A.; BARBOSA, E. Softwares Educacionais para o Ensino de Programação: Um Mapeamento Sistemático. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), p. 190-199, 2015.

MARTINS, E. Utilização do Robocode como Ferramenta de Auxílio ao Ensino de Programação Orientada a Objeto na Disciplina de Programação para Web. Em: III Jornada de Iniciação à Docência (PIBID), 2015, Vitória, BR-ES.

MEDEIROS, T.; BRASIL, P.; ARANHA, E. Um framework para criação de jogos voltados para o ensino de lógica de programação. Em: Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), p. 200-208, 2014.

MONSALVE, E.; WERNECK, V.; LEITE, J. SimulES-W: Um Jogo para o Ensino de Engenharia de Software. Em: Fórum de Ensino em Engenharia de Software (FEES), 2010, Salvador, BR-BA.

MOTA, F.; RIBEIRO, N.; EMMENDORFER, L.; BUTZEN, P.; MACHADO, K.; ADAMATTI, T. Desenvolvendo o Raciocínio Lógico no Ensino Médio: uma proposta utilizando a ferramenta Scratch. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), p. 377-381, 2014.

NETO, V. (2013). A utilização da ferramenta Scratch como auxílio na aprendizagem de lógica de programação. Em: Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE - Workshops), p. 260-269, 2013.

OLIVEIRA, M.; SOUZA, A.; BARBOSA, A.; BARREIROS, E. Ensino de lógica de programação no ensino fundamental utilizando o Scratch: um relato de experiência. Em: Workshop sobre Educação em Computação (WEI), p. 1525-1534, 2014.

PIETRUCHINSKI, M.; NETO, J.; MALUCELLI, A.; REINEHR, S. Os jogos educativos no contexto do SBIE: uma revisão sistemática de Literatura. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2011.

ROBOCODE BRASIL. Tutorial Robocode. Disponível em http://www.robocodebrasil.com.br/tutoriais.php. Acesso em Agosto de 2018.

SAEB. Resultados do SAEB/2015. Disponível em http://sistemasprovabrasil.inep.gov.br/provaBrasilResultados/. Acesso em Julho de 2018.

SBC. Currículo de Referência da SBC para Cursos de Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação e Engenharia de Computação. Disponível em http://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/summary/131-curriculos-de-referencia/760-curriculo-de-referencia-cc-ec-versao2005. Acesso em Julho de 2018.

SCRATCH BRASIL. Tutorial Scratch. Disponível em http://www.scratchbrasil.net.br/index.php/materiais/tutoriais.html. Acesso em Agosto de 2018.

Downloads

Publicado

2019-05-30

Como Citar

VIANA, G. A.; PORTELA, C. dos S. O Uso de Softwares Educativos para Introdução de Lógica de Programação no Ensino de Base e Superior. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 22, n. 1, 2019. DOI: 10.22456/1982-1654.86079. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/86079. Acesso em: 14 ago. 2022.