Análise do modelo “Visão do Estudante” de avaliação de jogos sérios digitais

Autores

  • Aliane Loureiro Krassmann Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto Federal Farroupilha (IFFar)
  • Andressa Falcade Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Luciana Neves Nunes Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Roseclea Duarte Medina Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.79972

Palavras-chave:

Jogos sérios digitais, Modelo de avaliação, Visão do estudante.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise do modelo de avaliação de jogos sérios digitais “Visão do Estudante”, que conta com a combinação de dois instrumentos, sendo o primeiro a adaptação de um questionário proposto por Savi (2011) e o segundo composto por itens de interação com base em princípios mencionados por Aarseth (2003). De forma a explorar o modelo, dados de sua aplicação com uma amostra de 18 estudantes foram analisados, complementando-os com o uso de testes estatísticos. Como resultado, foram encontradas evidências da relação entre as percepções do estudante sobre aspectos motivacionais e sua opinião sobre a experiência de usuário, e observou-se diferenças significativas entre grupos em alguns aspectos avaliados, demonstrando a utilidade do modelo para analisar a aplicação de um jogo educacional.

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

KRASSMANN, A. L.; FALCADE, A.; NUNES, L. N.; MEDINA, R. D. Análise do modelo “Visão do Estudante” de avaliação de jogos sérios digitais. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 20, n. 3 set/dez, 2017. DOI: 10.22456/1982-1654.79972. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/79972. Acesso em: 14 ago. 2022.