A dialética da comunicação síncrona no ciberespaço na produção de sentido

Autores

  • Maria Rosangela Bez CINTED/UFRGS
  • Liliana Maria Paserino CINTED/UFRGS
  • Evandro Alves UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.7986

Palavras-chave:

Chat, Interação social, Mediação

Resumo

Este artigo tem por foco analisar a dialética da comunicação síncrona no ciberespaço considerando a linguagem como produto e produtora de sentido à luz de Bakhtin e Vygotsky. Para isso, são apresentados para discussão teórica elementos como gênero, discurso e linguagem que permitem contextualizar o espaço de pesquisa enquanto gênero digital e suas características nos gêneros emergentes. Uma análise sócio-histórica e dialógica do “corpus” de um chat educacional a respeito da linguagem construída pelos sujeitos participantes finalizam o presente artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Rosangela Bez, CINTED/UFRGS

Mestranda em Educação PPGEDU – UFRGS, Graduada no Curso de Licenciatura em Computação do Centro Universitário Feevale. Participa do grupo de pesquisa do Projeto SCALA (Sistema de Comunicação Alternativa para Letramento com Autismo)na UFRGS, Projeto Blogs como Ferramenta de Socialização e Inclusão de Portadores de Necessidades Especiais. (PNE), na Feevale e Tutora geral do Curso de Especialização Tecnologias da Informação para Educadores – Univima/UFRGS e Projeto Mídias na Educação, como tutora.

Liliana Maria Paserino, CINTED/UFRGS

Doutora em Informática na Educação pelo PGIE/UFRGS, Mestre em Ciência da Computação pelo PGCC/UFRGS, graduada em Análise de Sistema na Argentina. Pesquisadora do Centro Interdisciplinar de Tecnologias na Educacão CINTED/UFRGS e professora da Faculdade de Educação FACED/UFRGS. Atua na área de informática na educação especial e inclusão com pesquisas que envolvem acessibilidade, inclusão digital, desenvolvimento de ambientes digitais de aprendizagem e mediação tecnológica para o desenvolvimento de pessoas com necessidades especiais. Coordena o projeto SCALA (Sistema de Comunicação Alternativa para Letramento com Autismo)na UFRGS.

Evandro Alves, UFRGS

Doutor e Mestre em Educação (PPGEdu/FACED/UFRGS). Licenciado em Pedagogia (FACED/UFRGS).

Publicado

2011-06-27

Como Citar

BEZ, M. R.; PASERINO, L. M.; ALVES, E. A dialética da comunicação síncrona no ciberespaço na produção de sentido. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 13, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1982-1654.7986. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7986. Acesso em: 28 mar. 2024.