Online Peer Assessment: uma alternativa para a integração de tecnologias digitais na educação

Autores

  • Selma dos Santos Rosa Universidade Federal do Paraná
  • Clara Pereira Coutinho Universidade do Minho
  • Maria Assunção Flores Universidade do Minho
  • Eliana Santana Lisboa Universidade Federal do Paraná
  • Valdir Rosa Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.79627

Palavras-chave:

Avaliação pelos pares online, ensino híbrido, avaliação para a aprendizagem, avaliação pelos pares.

Resumo

Nesta comunicação apresentamos uma revisão de estudos publicados em diversos países sobre a temática Avaliação por Pares Online (OPA), identificando tecnologias digitais e estratégias didático-pedagógicas que poderão ser utilizadas no ensino superior, na modalidade blearning. Para o feito, foi realizada uma revisão sistemática da literatura em que foi possível identificar 10 propostas relevantes, considerando os seguintes critérios: i) objetivos bem definidos; ii) metodologia clara e iii) identificação das tecnologias utilizadas. Os resultados apontam que a OPA quando associada com tecnologias digitais pode ser considerada uma alternativa viável a ser utilizada no ensino híbrido contribuindo para promover a colaboração entre os atores do processo educacional, oportunizando-os assumirem o protagonismo da sua aprendizagem. Por promover o desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico do aluno, constitui-se como uma proposta pedagógica inovadora que poderá ser aplicada por professores e pesquisadores no ensino superior, visando a consecução de uma aprendizagem colaborativa em rede.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AL-SMADI, M.; GUETL, C.; KAPPE, F. PASS: Peer-ASSessment Approach for Modern Learning Set-tings. M. Spaniol et al. (Eds.): ICWL 2009, LNCS 5686, (pp. 44–47). Austria: IICM. 2009.

BERNS, A.; PALOMO-DUARTE, M.; DODERO, J. M.; CEJAS, A. Guess it! Using gamicated apps to sup-port students foreign language learning by organic community-driven peer-assessment. Facultad de Filosofía y Letras. Escuela Superior de Ingeniería. University of Cadiz, Spain. 2012.

BOUCHOUCHA, S.; WOZNIAK, H. Is peer assessment of asynchronous group discussions fostering skills relevant to our future graduates? In C.H. STEEL, M.J. KEPPELL, P. GERBIC & S. HOUSEGO (Eds.), Curriculum, technology & transformation for an unknown future. Proceedings ascilite Sydney 2010 (pp. 113-118). http://ascilite.org.au/conferences/sydney10/procs/Bouchouchaconcise.pdf.

CHAN, C. K. K.; LAW, Y. K. Metacognitive beliefs and strategies in reading comprehension. In C. MCBRIDE, & C. H. CHEN (Eds.), Reading development in Chinese children (pp. 171 e 182). Westport, CT: Praeger. 2003.

CHAN, C. K. K.; SACHS, J. Children’s beliefs about learning and understanding of science texts. Con-temporary Educational Psychology, 26, 192 e 210. 2001.

CHANG, S-H.; CHEN, M-L.; KUO,Y-K.; SHEN, Y-C. A Simulation-Based LED Design Project in Photonics Instruction Based on Industry–University Collaboration. IEEE Transactions on Education, Vol. 54, no. 4. 2011.

CHEN, N-S.; WEI, C-W.; WUA, W-T.; UDEN, L. Effects of high-level prompts and PA on online learn-ers' reflection levels. Computers & Education 52 (2009) 283–291. 2009.

COUTINHO, C.P. Web 2.0: desafios para o E-Learning. In TICAI 2009: TICs para a Aprendizagem da Engenharia, ed. V. Carvalho, M. L. Llamas & R. Silveira (eds.), 105 - 110. ISBN: 978-962-8688-63. IEEE, Sociedade de Educação: Capítulos Espanhol e Português. 2009.

DOMINGUEZ, C.; GONÇALO CRUZ, A.M. Online PA: an exploratory case study in a higher education civil engineering course. IEEE. 2012.

EUGENIA, M. W. Using a mixed research method to evaluate the effectiveness of formative assess-ment in supporting student teachers’ wiki authoring. Computers & Education 73. 141–148. 2014.

GARRISON, D.R.; KANUKA, H. Blended learning: Uncovering its transformative potential in higher education. In: The Internet and Higher Education. Elsevier. 2004.

GARRISON D.R., VAUGHAN, N.D. Blended Learning in Higher Education: Framework, Principles, and Guidelines.San Francisco, CA John Wiley and Sons. 2008.

GREZ, L.; VALCKE, M. Student Response System and How to Make Engineering - Students Learn Oral Presentation Skill. International Journal of Engineering Education Vol. 29, No. 4, pp. 940–947. 2013.

ISSA, T. Promoting learning skills through teamwork assessment and self/peer evaluation in higher education. IADIS International Conference on Cognition and Exploratory Learning in Digital Age. CELDA. 2012.

LEVIN-PELED, R.; KALI, Y; DORI, Y. J. Promoting collaborative learning in higher education: Design principles for hybrid courses. CSCL'07 Proceedings of the 8th international conference on Computer supported collaborative learning. pp. 421-430. 2007.

LIN, S. S. J.; LIU, E. Z-F.; YUAN, S.-M. Web-based peer assessment: feedback for students with vari-ous thinking-styles. Journal of Computer Assisted Learning, 17, pp. 420 e 432. 2001.

NICOL, D. Technology-supported assessment: A review of research. 2008. Disponível em http://www.reap.ac.uk/portals/101/documents/reap/technology_supported_assessment.pdf. Aces-sado em 05 de Maio de 2017.

_______. Quality Enhancement Themes: The First Year Experience. 2009. Disponível em http://www.enhancementthemes.ac.uk/docs/publications/transition-to-and-during-the-first-year.pdf?sfvrsn=20. Acessado em 08 de Janeiro de 2017.

_______. Developing students' ability to construct feedback. 2011. Disponível em http://www.enhancementthemes.ac.uk/docs/publications/developing-students-ability-to-construct-feedback.pdf?sfvrsn=30. Acessado em 05 de Março de 2014.

______. Peer review: putting feedback processes in students’ hands. In: Perspectives on Pedagogy and Practice. Centre for Higher Education Practice. Volume 4, p. 111 – 126. 2013.

POMBO, L. Avaliação em contextos de blended Learning no ensino superior. Tese submetida ao pro-grama de doutorado em Educação na Universidade de Aveiro. 2014.

POMBO, L.; LOUREIRO, M. J.; MOREIRA, A. Estratégias de Ensino e de Avaliação em contextos online: boas práticas em avaliação de Software Educativo – Cap 2. In I. Huet, N. Costa, J. Tavares & A. V. Baptista (Coords.). Docência no Ensino Superior: Partilha de Boas Práticas. Aveiro: Editora da Universidade de Aveiro, (33-44). 2009.

SANTOS ROSA, S.; COUTINHO, C.P.; FLORES, M. A. Online Peer Assessment: Method and Digital Technologies. 2nd International Conference on Higher Education Advances, HEAd´16, 21-23 June 2016,València, Spain. Procedia - Social and Behavioral Sciences 228 ( 2016 ) 418 – 423. 2016.

________.Online Peer Assessment no ensino superior: uma revisão sistemática da literatura em práticas educacionais. Avaliação (Campinas) (online). 2017, vol.22, n.1, pp.55-83. 2017.

SLUIJSMANS, D. M. A.; STRAETMANS, G.; VAN MERRIËNBOER, J. Integrating authentic assessment with competency based learning: the Protocol Portfolio Scoring. Journal of Vocational Education and Training, 60(2), 157-172. 2008.

TOPPING, K. Peer assessment between students in colleges and universities. Review of Educational Research, 68, pp. 249 e 276. 1998

TSAI, C.-C.; LIU, E. Z-F.; LIN, S. S. J.; YUAN, S.-M. A networked peer assessment system based on a Vee heuristic. Innovations in Education and Teaching International, 38, pp. 220 e 230. 2001.

WEN, M. L.; TSAI, C. C. University Students’ Perceptions of and Attitudes Toward (Online) PA. Higher Education. Volume 51, Issue 1, pp 27-44. 2006.

PORTER, W. W.; GRAHAM, C. R.; SPRING, K.A.; WELCH, K. R. Blended learning in higher education: Institutional adoption and implementation. In: Computers & Education. Volume 75, Pages 185-195. 2014.

UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Educação e apren-dizagem para todos: olhares dos cinco continentes. – Brasília: Ministério da Educação. 2009

WING-SHUI, N. G. The Impact of PA and Feedback Strategy in Learning Computer Programming in Higher Education. Issues in Informing Science and Information Technology Volume 9. 2012.

XIAO, Y., LUCKING, R. The Impact of Two Types of Peer Assessment on Students’ Performance and Satisfaction within a Wiki Environment. Internet and Higher Education, 11, 186-193, 2008.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

SANTOS ROSA, S. dos; COUTINHO, C. P.; FLORES, M. A.; LISBOA, E. S.; ROSA, V. Online Peer Assessment: uma alternativa para a integração de tecnologias digitais na educação. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 20, n. 3 set/dez, 2017. DOI: 10.22456/1982-1654.79627. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/79627. Acesso em: 8 ago. 2022.