Dinâmicas interacionais textuais no chat:análises gráficas com aporte da teoria da linguagem de Mikhail Bakhtin

Autores

  • Augusto Maurer UFRGS
  • Paloma Dias Silveira UFRGS
  • Tania Bischoff

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.7946

Palavras-chave:

Educação a distância, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Análise de interações

Resumo

O presente trabalho parte de um estudo das tecnologias para a educação, em que as interações textuais entre usuários, alunos e professor, por meio da ferramenta chat, são o foco de análise. O chat, acoplado a um ambiente virtual de aprendizagem, viabiliza a interação a distância entre usuários, e, geralmente, possui uma estrutura de programação que torna possível a participação de grandes grupos. Dessa forma, muitas instituições vêm utilizando o chat como uma das ferramentas fundamentais para promover o ensino a distância. Neste âmbito, ao se realizarem aulas a distância, via chat, se produzem grandes corpora, registros resultantes das interações escritas entre alunos e professores. Tais corpora constituem importante e inovador material empírico para pesquisas que pretendem analisar interações em ambientes virtuais voltados para o ensino-aprendizagem, sob diferentes enfoques, seja sobre as relações professor-aluno, metodologias, gêneros discursivos, entre outras. A partir daí introduz-se um campo fecundo para análise de textos produzidos em chat, resultantes de relações entre alunos e professores com o objetivo de construir conhecimentos, sendo tal o campo de inserção de nosso estudo. Propomos a análise do corpus de um chat resultante de uma aula síncrona e a distância , em que participou um grupo de estudantes de pós graduação, nas áreas da educação e informática na educação. Pretendemos construir uma metodologia de análise de tal corpus, que nos possibilite visualizar dinâmicas das interações dialógicas entre os sujeitos, e, posteriormente, os sentidos que permearam tais interações. Para isso, nos valemos dos aportes da teoria da linguagem de Mikhail Bakhtin, que trata do conceito de dialogismo, como princípio da produção de enunciados, que constituem elos na cadeia de comunicação verbal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Augusto Maurer, UFRGS

Professor do Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS, clarinetista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, mestre em música pela Manhattan School of Music.

Paloma Dias Silveira, UFRGS

Pedagoga. Mestranda em Educação do Programa de Pós Graduação em Educação/ UFRGS.

Downloads

Publicado

2008-12-08

Como Citar

MAURER, A.; SILVEIRA, P. D.; BISCHOFF, T. Dinâmicas interacionais textuais no chat:análises gráficas com aporte da teoria da linguagem de Mikhail Bakhtin. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 11, n. 2, 2008. DOI: 10.22456/1982-1654.7946. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7946. Acesso em: 28 mar. 2024.