Interações em ambiente virtual de aprendizagem

Autores

  • Luciana Lunkes UFRGS
  • Maribel Susane Selli UFRGS
  • Camila Camargo Prates UFRGS
  • Evandro Alves

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.7945

Palavras-chave:

Educação a distância, Interação, Ferramentas síncronas (chat), ambiente virtual de aprendizagem

Resumo

O propósito deste artigo é identificar e analisar as formas de interação em ambiente virtual de aprendizagem (chat) entre alunos e professor e entre alunos, mediante ou não à presença do professor. Foram analisados os registros de dois chats de uma disciplina do PPGEDU/PPGIE/UFRGS, realizada em ambiente de suporte para ensino-aprendizagem à distância (TELEDUC - CINTED/UFRGS). Os chats fizeram parte da disciplina Produção em ambiente telemático na visão ético-estética em Bakhtin e participavam desta disciplina 17 alunos e um professor. Notamos através dos recortes dos dois chats, que em ambos os chats, com e sem a presença do professor, os alunos interagem entre si, com a finalidade de manterem a comunicação, um diálogo efetivo entre eles e também com o professor. A partir da relação dialógica e a forma de interação do professor com os alunos e destes entre si, ocorreram contribuições para a (re)construção do conhecimento que o grupo trouxe para a discussão da teoria de Bakhtin a partir das diferentes trajetórias percorridas por cada sujeito que fez parte desta construção. As formas de intervenção e provocações do professor possibilitaram ao grupo condições de expressão do pensamento e do nível de compreensão e apropriação da teoria sem medo ou receio de errar, pois as intervenções eram acolhidas com o mesmo cuidado se pertinentes ou não à discussão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Lunkes, UFRGS

Mestre em Ciências Aplicadas a Atividade Física pela Universidade de Córdoba/Espanha. Mestranda em Educação (PPGEdu/UFRGS). Professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Pesquisadora no Laboratório de Estudos em Linguagem, Interação e Cognição, LELIC/UFRGS

Maribel Susane Selli, UFRGS

Mestranda em educação (PPGEDU/UFRGS).Especialista em Educação Infantil (UFSM). Licenciada em Pedagogia (UFSM).

Camila Camargo Prates, UFRGS

Graduanda de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista de Iniciação Científica do CNPq

Downloads

Publicado

2008-12-08

Como Citar

LUNKES, L.; SELLI, M. S.; PRATES, C. C.; ALVES, E. Interações em ambiente virtual de aprendizagem. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 11, n. 2, 2008. DOI: 10.22456/1982-1654.7945. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7945. Acesso em: 29 mar. 2024.