Editorial

Autores

  • Maria Rosângela Bez FEEVALE
  • Débora Nice Ferrari Barbosa
  • Rosemari Lorenz Martins

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.78765

Palavras-chave:

Linguagens, Tecnologias, Contextos Educacionais

Resumo

A revista Informática na Educação: teoria & prática, apresenta, neste dossiê espacial, intitulado Linguagens e Tecnologias em Contextos Educativos e Culturais, organizado pelos Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social e pelo Mestrado Profissional em Letras, da Universidade Feevale, 14 artigos que discutem a linguagem e suas tecnologias, considerando a diversidade cultural da sociedade contemporânea e como nela se manifestam os processos de ensino e aprendizagem. Sendo o processo educacional um elemento de organização social, entendem-se as práticas sociais que permeiam o cotidiano e as manifestações culturais, percebidas e interpretadas, simultaneamente, como meios de concepção do real e de sua representação. Nesse sentido, pressupõe-se que a linguagem é tratada sob uma perspectiva interdisciplinar, visualizando-a como manifestação cultural. Sob esse ângulo, entende-se a linguagem e sua relação com as tecnologias digitais na perspectiva do processo de construção textual, da formação do leitor e de correlações do texto com o contexto, explorando os recursos tecnológicos para a produção de material didático. Da mesma forma, percebe-se a tecnologia como um elemento imbricado nesse processo e que se constitui como um meio em que práticas pedagógicas estão relacionadas com o processo de aprendizagem e da cultura dos sujeitos contemporâneos. Entende-se, além disso, que as práticas pedagógicas com tecnologias, no contexto educacional, precisam contemplar a inclusão de todos os alunos, inclusive aqueles com deficiência. Assim, a formação continuada de professores para o uso dos recursos digitais e de tecnologias assistivas em prol do desenvolvimento e da inclusão é fator de relevância nesse processo. Sendo assim, é no âmbito das linguagens e de suas tecnologias que se abordam a diversidade cultural e suas formas de inclusão e exclusão a partir das seguintes temáticas: comunicação e práticas sociais mediadas; tecnologias na educação; cultura, educação e sociedade; alfabetização com tecnologias; letramento; aprendizagem com mobilidade; aprendizagem ubíqua; aprendizagem e tecnologias em contextos não formais de ensino; tecnologias assistivas; práticas com jogos digitais; gamificação; metodologias e processos de aprendizagem; novas tecnologias e processo educativos.

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

BEZ, M. R.; BARBOSA, D. N. F.; MARTINS, R. L. Editorial. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 20, n. 4 dez, 2017. DOI: 10.22456/1982-1654.78765. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/78765. Acesso em: 8 fev. 2023.