As Várias Faces dos Jogos Digitais na Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.77269

Palavras-chave:

Jogos Digitais, Jogos Sérios, Educação, Comunicação

Resumo

Jogos digitais estão cada vez mais presentes no mundo, atingindo diferentes faixas etárias e camadas socioeconômicas, impactando a indústria de entretenimento e criando novas formas de diversão, aprendizado e até trabalho. Em face disto, muitos pesquisadores vêm refletindo sobre como empregá-los na educação. Contudo, para isto não basta que funcionem apenas como canais de transmissão de conteúdo, mas que as potencialidades únicas da mídia sejam aplicadas em favor do aprendizado. Neste trabalho, discutimos algumas perspectivas dos jogos no aprendizado, a saber os jogos educativos, jogos sérios, jogos epistêmicos e os jogos persuasivos e sua retórica procedimental. Apresentamos em seguida as características dos jogos que os tornam objetos de aprendizado relevantes, explorados em um contexto de educação. Concluímos que a capacitação para compreender e criar jogos pode ser uma habilidade empoderadora para crescimento do indivíduo e seu desenvolvimento como cidadão, abrindo novos espaços férteis para reflexão sobre a realidade.

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Biografia do Autor

Marcelo Simão de Vasconcellos, Fundação Oswaldo Cruz

Possui graduação em Desenho Industrial - Programação Visual pela Escola de Belas Artes (UFRJ) (1999), mestrado em Artes Visuais (com foco em Antropologia da Arte) pela Escola de Belas Artes (UFRJ) (2002) e doutorado em Ciências (2013) pelo Programa de Pós-Graduação de Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) do Icict / Fundação Oswaldo Cruz. Realizou estágio do Programa Institucional de Bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior (PSDE) na faculdade de Humanidades da Universidade de Utrecht, Holanda tendo a CAPES como instituição de fomento. É programador visual da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e professor adjunto na Universidade Estácio de Sá. Tem experiência na área de Programação Visual, atuando principalmente em projeto gráfico, identidade visual , webdesign e jogos digitais. Pesquisa jogos digitais para a saúde, focando em Comunicação e Saúde, participação social, serious games e jogos aplicados. Chair de publicação do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGAMES). Diretor da Ludica: International Journal of Game Studies. Vice-líder do grupo de pesquisa "Jogos e Saúde" (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1202651838992468). Atualmente coordena o Polo de Jogos e Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fundação Oswaldo Cruz, onde realiza pesquisa e desenvolvimento de jogos analógicos e digitais para promoção da saúde.

Flávia Garcia de Carvalho, Fundação Oswaldo Cruz

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) do Icict/Fiocruz, Mestre pelo PPGICS com a dissertação "Sentidos da saúde em jogos digitais". Linha de concentração: Informação, Comunicação e Mediações em Saúde. É integrante dos grupos de pesquisa "Jogos e Saúde" e "Comunicação e Saúde". Possui graduação em Design Gráfico e Artes Visuais. Trabalha no Serviço de Multimeios do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz.

Jéssica Oliveira Barreto, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada de Ciências Biológicas, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Química Biológica Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com enfâse em Educação, Gestão e Difusão em Biociências. Atualmente doutoranda no Instiuto de Bioquímica Médica Leopoldo e Meis no programa de Educação, Gestão e Difusão em Biociências.

Georgia Correa Atella, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui Pós-doutorado em Parasitologia no National Institutes of Health (Bethesda, Maryland) e doutorado em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor adjunto do Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro onde chefia o laboratório de Bioquímica de Lipídeos. Tem experiência nas áreas de Bioquímica e Parasitologia, com ênfase em Bioquímica de lipídeos, atuando principalmente nos seguintes temas: purificação e endocitose de lipoproteínas por parasitos e vetores, caracterização de lipídeos bioativos de vetores e parasitos.

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

VASCONCELLOS, M. S. de; CARVALHO, F. G. de; BARRETO, J. O.; ATELLA, G. C. As Várias Faces dos Jogos Digitais na Educação. Informática na educação: teoria &amp; prática, Porto Alegre, v. 20, n. 4 dez, 2017. DOI: 10.22456/1982-1654.77269. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/77269. Acesso em: 8 fev. 2023.