A Tecnologia aliada à Leitura de Textos Literários

Autores

  • Juracy Assmann Saraiva Universidade feevale
  • Ernani Mügge Universidade Feevale
  • Seli Blume Alles Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.77154

Palavras-chave:

Ensino médio, Literatura, Metodologia, Tecnologias

Resumo

Este artigo discute a utilização de recursos tecnológicos em atividades de análise de textos literários. Para tal, vale-se de uma experiência realizada em duas turmas de ensino médio, no município de Morro Reuter/RS. Por meio dos resultados da experiência, o artigo evidencia que formas inovadoras de trabalho com a literatura nessa etapa da educação básica rompem com a prática, ainda consagrada, do estudo da periodização, exemplificada com fragmentos de textos, ou da realização de provas de literatura, com base na leitura solitária, de obras de autores consagrados. Para o relato da experiência, situa-se, inicialmente, a tecnologia no contexto atual, buscando a elucidação do termo mídias e as funções atribuídas a elas, sem esquecer de refletir sobre o papel que professores e alunos assumem diante dos avanços tecnológicos. Em seguida, discute-se o papel da escola na formação do indivíduo, o papel do professor e da literatura e as estratégias de leitura. Por último, apresenta-se uma avaliação do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juracy Assmann Saraiva, Universidade feevale

Letras, Literatura

Ernani Mügge, Universidade Feevale

Letras, Literatura

Seli Blume Alles, Universidade Feevale

Letras, Literatura

Referências

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003.

BETTEGA, Maria Helena Silva. Educação continuada na era digital. São Paulo: Cortez, 2004.

COLL, C.; MONEREO, C. Psicologia da Educação virtual: aprender e ensinar com as novas tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.

FILIPOUSKI, Ana Mariza Ribeiro; MARCHI, Diana Maria. A formação do leitor jovem: temas e gêneros da literatura. Erechim: Edelbra, 2009.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e tempo docente. Campinas, SP: Papirus, 2013.

KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura – teoria e prática. 13ª edição, Campinas, SP – Pontes Editores, 2010.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6.ed. São Paulo: Ática, 2002.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed.34, 1999.

MATTAR, João. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Person Preentice Hall, 2010.

MAURI, T. & ONRUBIA, J. O professor em ambientes virtuais, perfil, condições e competências. In: COLL, C.; MONEREO, C. Psicologia da Educação virtual: aprender e ensinar com as novas tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.

MONEREO, C. & POSO, I. O aluno em ambientes virtuais, condições, perfil e competências. In: COLL, C.; MONEREO, C. Psicologia da Educação virtual: aprender e ensinar com as novas tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.

MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. Informática na educação: teoria e prática. Porto Alegre, v. 3, nº 1, 2000.

MORAN, José Manuel. As múltiplas formas do aprender. In: SALGADO, Maria Umbelina Caiafa. Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC: guia do cursista /Maria Umbelina Caiafa Salgado, Ana Lúcia Amaral. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação à Distância; 2008

MORAN, José Manuel. Novos desafios para o educador. Disponível em <http://www.eca.usp.br/prof/moran/desafios.htm>. Acessado em 20 nov. 2016

POZO, Juan Ignacio. A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento. In: SALGADO, Maria Umbelina Caiafa. Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC: guia do cursista /Maria Umbelina Caiafa Salgado, Ana Lúcia Amaral. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação à Distância; 2008. P. 29-33.

SANTAELLA, Lúcia. Cultura das mídias. São Paulo: Experimento, 1992.

SARAIVA, J. A. A indissociabilidade entre língua e literatura no ensino fundamental: uma metodologia integradora. In: SARAIVA, J. A.; MÜGGE, E. Literatura na escola: Propostas para o ensino fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2006.

SETTON, Maria da Graça. Mídia e Educação. São Paulo: Contexto, 2010.

SILVA, Ezequiel Teodoro da. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. 4ª edição – São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1987.

VALENTE, Carlos; MATTAR, João. Second Life e Web 2.0 na educação: o potencial revolucionário das novas tecnologias. São Paulo: Novatec Editora, 2007.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

SARAIVA, J. A.; MÜGGE, E.; ALLES, S. B. A Tecnologia aliada à Leitura de Textos Literários. Informática na educação: teoria &amp; prática, Porto Alegre, v. 20, n. 4 dez, 2017. DOI: 10.22456/1982-1654.77154. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/77154. Acesso em: 2 fev. 2023.