Narrativas visuais, identidade e tecnologia: a iniciação científica no ensino médio

Autores

  • Esequiel Rodrigues Oliveira Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.7134

Resumo

Este artigo apresenta o projeto de Pesquisa CAp Identidade: espaço e memória virtual, que investiga uma proposta de aprendizagem baseada na construção do conhecimento numa perspectiva autônoma. Tal investigação tem como propósito desenvolver estudos que contribuam para a reflexão sobre currículo em torno da formação crítica e instrumental em linguagem visual e tecnologia, como parte da escolarização básica. Para isso utiliza a metodologia de projeto de Iniciação científica com estudantes do Ensino médio. O plano de trabalho é executado pelos jovens pesquisadores assistidos por orientação acadêmica e inclui pesquisa de campo do tipo qualitativo. O projeto de pesquisa tem por objetivo específico contribuir para a consolidação da identidade do CAp – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), através da criação de objetos que ampliam o olhar sobre a memória e o patrimônio afetivo de seus sujeitos, construídos nos diferentes ambientes do espaço escolar. Espera-se que a pesquisa apresente como resultado a construção de acervo de objetos virtuais (modelos) sobre o tema imagem, memória e educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-12-08

Como Citar

OLIVEIRA, E. R. Narrativas visuais, identidade e tecnologia: a iniciação científica no ensino médio. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 11, n. 2, 2008. DOI: 10.22456/1982-1654.7134. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7134. Acesso em: 28 mar. 2024.