Blended Learning Potencializando a Aprendizagem da Estatística no Ensino Superior

Autores

  • Gabriela Machado Moura Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Suzi Samá Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.70616

Palavras-chave:

Ensino de Estatística, Tecnologias digitais, Blended Learning, Teoria da Biologia do Conhecer, Ensino Superior

Resumo

A velocidade e profusão de dados gerados pelas novas tecnologias exige dos profissionais das diversas áreas do conhecimento competência para organizar, analisar e interpretar dados. Além disso, a sala de aula tradicional de estatística não atende aos anseios e comportamentos das novas gerações que nasceram imersas nas tecnologias digitais. Neste sentido, o presente artigo tem por objetivo apresentar e avaliar a proposta pedagógica da Sala de Aprendizagem da Estatística planejada a partir da modalidade Blended Learning. Esta forma híbrida de ensino envolve a utilização de vídeos, jogos, simulações, coleta de dados, atividades em grupo e individualizadas, de forma a potencializar a aprendizagem dos conceitos de estatística. A partir da análise da opinião dos estudantes de graduação, realizada por meio de métodos qualitativos e quantitativos, constatamos que estes valorizaram a diversidade de suportes e estratégias pedagógicas utilizados ao longo da disciplina de Estatística.

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Biografia do Autor

Gabriela Machado Moura, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Acadêmica do Bacharelado em Matemática Aplicada, bolsista de iniciação científica do CNPq.

Suzi Samá, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Graduação em Matemática Licenciatura (1997), mestrado em Engenharia Oceânica (2001) e doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professora do Instituto de Matemática, Estatística e Física na área de Estatística da FURG. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências associação ampla entre UFRGS, UFSM e FURG. Professora do Mestrado em Administração da FURG. Participa do grupo de pesquisa em Educação a Distância e Tecnologia e do Grupo de Pesquisa em Educação Estatística. Desenvolve pesquisa na área de Educação Estatística, implantação de tecnologias na educação e Educação a Distância. Autora dos livros de Estatística I e II desenvolvido durante as disciplinas ministradas na modalidade a distância, onde atuou como professora e tutora a distância.

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Publicado

2017-04-19

Como Citar

MOURA, G. M.; SAMÁ, S. Blended Learning Potencializando a Aprendizagem da Estatística no Ensino Superior. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 20, n. 1 jan/abr, 2017. DOI: 10.22456/1982-1654.70616. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/70616. Acesso em: 29 mar. 2024.